Já parou para pensar como anda a satisfação dos funcionários? É claro que a felicidade é uma experiência individual. Não existem dois funcionários com as mesmas necessidades, objetivos, preferências e personalidades. Há, no entanto, alguns fatores universais que afetam diretamente a felicidade do colaborador. Compreender esses fatores e adaptar a sua abordagem de liderança para lidar com eles não vai apenas aumentar o engajamento dos colaboradores, mas também irá aumentar a qualidade do trabalho de sua equipe e ajudar significativamente os seus esforços de recrutamento e retenção.
De acordo com a pesquisa “Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes”, existem seis ingredientes fundamentais para a satisfação no trabalho. Seguindo-as, maiores são as chances da sua equipe se sentir mais motivada e feliz.
Seis fatores para a satisfação dos funcionários
1. ORGULHO DA ORGANIZAÇÃO – Ter orgulho da empresa e de seus valores torna os colaboradores mais felizes
2. JUSTIÇA E RESPEITO – Ser tratado com justiça e respeito é um importante condutor de felicidade no ambiente de trabalho
3. VALORIZAÇÃO – Demonstrar que seu trabalho é valorizado deixa os funcionários mais felizes
4. REALIZAÇÃO PROFISSIONAL – Sentir-se realizado com o trabalho aumenta a felicidade entre os colaboradores
5. AUTONOMIA – Ter mais liberdade no emprego deixa os funcionários mais felizes
6. GERENCIAMENTO DE EQUIPE – Uma equipe bem gerenciada é uma equipe mais feliz
É hora de apostar na Felicidade
Os empregadores não podem influenciar todos os fatores que determinam o quão feliz um funcionário é, pois as pessoas são diferentes e esses fatores são bem complexos. No entanto, se a empresa definir a satisfação do funcionário como uma meta, as mudanças podem ser visíveis.
Como começar? Aqui vão algumas dicas:
Carga horária – se a carga horária em seu departamento é muito alta – seja por causa de novos projetos ou porque um funcionário está afastado por um longo tempo – o auxílio de uma equipe temporária pode rapidamente fornecer alívio.
Formação e conhecimento – se seus funcionários sentem-se desconfortáveis com novos sistemas ou tecnologias, e por isso acabam desmotivados e estressados, organize treinamentos.
Você pode descobrir em quais áreas deveria implantar mudanças primeiro por meio de uma troca de ideias intensiva com cada funcionário individualmente. Vale a pena!