Molas e amortecedores: conhecendo a fundo

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Conhecer o real estado de molas e amortecedores é bastante complicado. Balançar o veículo na altura dos para-malas com as mãos nem sempre dá a resposta que o proprietário ou pretendente à dono deseja, pois não se sabe exatamente a resistência do conjunto ao movimento em cada carro. O teste verifica se a suspensão continua subindo ou descendo após tirar as mãos.

Como conhecer o real estado de molas e amortecedores?
Como conhecer o real estado de molas e amortecedores?

Parece simples, mas não é

No entanto, é necessário uma investigação maior para saber em que pé anda a suspensão do automóvel. O conjunto de suspensão parece simples, mas não é. Molas e amortecedores têm um papel muito importante no automóvel e negligenciar seu estado acarretará em um custo alto, tanto em termos financeiros quanto em segurança.

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Molas e amortecedores: sinais de problema

Uma volta rápida no veículo pode indicar que as coisas não andam boas. Oscilações exageradas em curvas, perda de estabilidade, balanço em acelerações e frenagens ou saltitar do veículo durante a condução podem denunciar problemas, assim como vibrações, ruídos e batidas secas. A verificação do estado dos pneus e desgaste excessivo de componentes da suspensão também indica isso.

As molas – normalmente helicoidais, pois apenas picapes utilizam ainda os conhecidos feixes de molas, sejam parabólicas ou semielípticas – têm a função de sustentar o carro e ajudam na absorção de impactos. Os amortecedores possuem a tarefa de controlar o movimento das molas. Quando estas começam a perder a eficiência, alguns sinais visuais aparecem no veículo, tais como suspensão arriada ou baixa demais com carga. Isso sem contar o “dar bloco”, quando os elos da mola se encostam, finalizando o curso.

É necessário uma inspeção visual

Nesse caso, é necessário uma inspeção visual para se verificar o estado das molas, que não podem apresentar oxidação, deformação ou falhas de pintura. No caso dos amortecedores, deve-se observar se há vazamentos e deformações nos tubos, buchas, fixações e no guarda-pó. Nestas condições, os fabricantes recomendam a troca de molas por igual, mesmo que apenas uma delas esteja ruim.

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Mantendo em dia

Geralmente, no caso dos amortecedores, recomenda-se duas trocas a cada troca de molas. Os fabricantes recomendam uma inspeção a cada 40.000 km, mas a vida útil depende de outros fatores, tais como o modo de dirigir do proprietário, estado geral da suspensão e condições do piso onde geralmente se trafega. Em alguns casos, o conjunto mola/amortecedor dura mais de 100.000 km.

Por conta disso, manter a manutenção em dia significa adiar tais trocas, que podem ser bem custosas, dependendo da marca/modelo do veículo. Além disso, preserva-se outros componentes do veículo além dos braços de suspensão, tais como freios, direção e até mesmo a estrutura do carro, garantindo a manutenção da dirigibilidade original, bem como a segurança.

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Máquinas de avaliação

Mas, mesmo assim, se o proprietário não estiver satisfeito com teste de balanço ou inspeção visual, existe outra forma de se detectar problemas em molas e amortecedores. Fabricantes como Nakata e Cofap, por exemplo, disponibilizam equipamentos que podem verificar o estado da suspensão com mais eficacia.

O Shocktester da Cofap é uma máquina que avalia as condições da suspensão e identifica as peças que estão com defeito. O teste dura de 10 a 20 minutos e é oferecido por oficinais, centros automotivos ou em eventos itinerantes. Geralmente é gratuito, mas alguns estabelecimentos podem cobrar. No caso da Nakata, a máquina de avaliação testa o conjunto em 10 minutos, mas o serviço é cobrado e está disponível apenas nas oficinas de referência da empresa.

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Fraudes

Embora muitos estabelecimentos trabalhem de forma correta e honesta, existem fraudes no mercado. Peças recondicionadas vendidas como novas é um risco para segurança e o bolso. Por isso, nota fiscal e certificado de garantia são imprescindíveis. Esses dois também são importantes no serviço de troca, pois oficinas desonestas podem trocar apenas um lado e cobrar o serviço completo. Vale lembrar da recomendação de se trocar os dois lados, mesmo que um esteja bom.

Quando o mecânico indicar que um ou mais amortecedores estão com vazamento, preste atenção se o lubrificante está sujo de poeira. Vazamento muito recente pode indicar uma fraude se o veículo foi erguido no elevador sem a presença do proprietário ao lado. Na dúvida, melhor não arriscar.

Outro ponto de observação é quando a oficina ou centro automotivo indica a troca de mola e amortecedor juntos, mesmo que não seja necessário. Às vezes, para convencer o cliente, alguns estabelecimentos colocam os amortecedores em promoção e tiram a diferença nas molas e outras peças, que muitas vezes são de qualidade inferior aos demais componentes.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]