Lubrificantes ambientalmente aceitáveis
Lubrificantes ambientalmente aceitáveis – Os requisitos regulamentares, a responsabilidade social e o desejo de garantir um futuro limpo para o nosso planeta impulsionaram uma nova demanda por lubrificantes industriais com melhores propriedades de proteção ambiental. A biodegradabilidade tornou-se uma característica muito procurada no mercado atual e até mesmo essencial, em algumas aplicações.
E por um bom motivo, todos os anos, volumes significativos de fluidos industriais são perdidos para o meio ambiente devido a vazamentos de máquinas, derramamentos e descarte descuidado. Maximizar o potencial ecológico desses fluidos é cada vez mais importante.
Insira os lubrificantes ambientalmente aceitáveis (EALs), definidos pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA por terem demonstrado três características principais. A primeira é a biodegradabilidade, a capacidade dos lubrificantes de serem decompostos por microorganismos ao longo do tempo em uma combinação de subprodutos mais simples (biodegradação primária). A segunda é a toxicidade aquática mínima, que se refere à capacidade do lubrificante de causar danos mínimos aos organismos aquáticos, de acordo com os testes definidos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelas diretrizes de teste da EPA. O final é o potencial não bioacumulativo, ou a capacidade dos lubrificantes de resistir ao acúmulo de produtos químicos nos tecidos de um organismo ao longo do tempo.
Como a indústria deve buscar constantemente novas maneiras de melhorar sua gama de produtos e se adaptar às suas agendas ambientais, a demanda por EALs está crescendo dramaticamente. No domínio industrial, prevê-se que a geração de energia naval, agrícola, de construção, mineração e offshore tenha um potencial de crescimento significativo para EALs nos próximos anos. Cada um representa uma área com alto potencial para fluidos lubrificantes impactarem o ambiente circundante por meio de vazamento ou manuseio incorreto. Espera-se que os fluidos hidráulicos sejam a aplicação dominante para a demanda de EAL, com uma série de outras aplicações industriais completando o restante.
Tudo isso está criando novas oportunidades para os fabricantes de lubrificantes.
Formulação para alto desempenho
O respeito pelo meio ambiente é crítico. Mas o mais importante é que os EALs também devem manter sua capacidade de proteger equipamentos industriais. O desempenho robusto não pode ser comprometido.
No entanto, manter esse desempenho nas formulações de EAL não é tarefa fácil. Isso ocorre porque muitas das classes mais confiáveis de aditivos químicos tão comuns em lubrificantes industriais tradicionais não atendem às características de toxicidade e potencial bioacumulativo necessárias para um EAL. Químicas alternativas são necessárias entre:
________________________________________
- Aditivos antidesgaste
- Aditivos de extrema pressão
- Desemulsificantes e emulsificantes
- Modificadores de viscosidade • Químicas antiespumantes
- Inibidores de corrosão e ferrugem
- Modificadores de fricção
________________________________________
Considere também que os requisitos de formulação de EAL restringem ainda mais o uso de óleos minerais tradicionais, devido a questões de biodegradabilidade e toxicidade. Com efeito, essas restrições eliminam o uso de básicos dos Grupos I, II e III das formulações de EAL. São necessárias formulações de óleos sintéticos dos Grupos IV e V.
Embora essas limitações sejam desafiadoras, é possível formular fluidos industriais de alto desempenho dentro desses parâmetros. É necessária a experiência de formulação certa, aditivos não tóxicos de alto desempenho junto com estoques de base biodegradáveis.
Para melhor ajudar os formuladores de fluidos industriais a aproveitar o potencial representado pela crescente demanda por EALs em todo o mundo, a Lubrizol apresentou seu portfólio EcoAssurant™, uma solução de fonte única para os fabricantes expandirem sua base de clientes e aumentarem sua participação no mercado de hidráulica, óleo de engrenagens industriais, metalurgia e aplicações de graxa em escala global.
Os produtos EcoAssurant estão disponíveis como soluções ou componentes totalmente formulados e pacotes de aditivos, com base em suas necessidades de formulação exclusivas.
Para clientes totalmente formulados, o portfólio EcoAssurant elimina as complexidades e os custos de formulação e mistura. A Lubrizol pode atuar como uma extensão das equipes de desenvolvimento de produtos dos fabricantes de lubrificantes para fornecer uma variedade de soluções e conhecimentos, simplificando sua capacidade de levar soluções EAL ao mercado.
Para clientes de componentes e pacotes de aditivos, as soluções EcoAssurant promovem uma formulação sem preocupações. Os 90 anos de experiência da Lubrizol em fluidos industriais pioneiros concedem aos clientes experiência em aplicações específicas do setor e orientação que garantem que as formulações sejam ambientalmente compatíveis e de alto desempenho.
Todos os produtos EcoAssurant foram rigorosamente testados e certificados pelos principais órgãos reguladores para atender a esses critérios, ajudando a melhorar a reputação ecologicamente responsável dos fabricantes de lubrificantes sem comprometer o desempenho do produto. Com certificação ambiental e desempenho validado, os produtos EcoAssurant oferecem uma vantagem competitiva ao permitir que sua empresa acelere suas ofertas de EAL para o mercado com confiança.