Inédita plataforma elétrica da Renault
Inédita plataforma elétrica da Renault – O novo Renault 5 será o primeiro modelo da marca francesa projetado sobre a inédita plataforma destinada a carros elétricos, que foi desenvolvida em parceria com a Nissan.
A base CMF-B EV é uma evolução da atual CMF-B. No Brasil, essa arquitetura será empregada no futuro SUV compacto da Renault.
Redução de custos com plataforma elétrica
Apesar de moderna, a nova plataforma elétrica traz 70% dos componentes compartilhados com a base CMF-B. Isso deve fazer com que a arquitetura seja até 30% mais barata para ser construída do que a atual base empregada em modelos como o Zoe.
A Renault gosta de destacar a modularidade da nova base. A distância entre eixos é um dos parâmetros que podem ser modificados de acordo com a necessidade, e isso permitirá que Renault, Nissan e Mitsubishi construam diversas carrocerias sobre a base.
Renault 5 tem inspiração no passado
Enquanto isso, a marca trabalha em um motor elétrico de dimensões compactas, o que pode reduzir custos e ajudar a aliviar o peso dos futuros veículos.
Não há mistério, porém, sobre o design. As linhas devem ser bem parecidas com as do conceito inspirado no clássico Renault 5. Salvo por alguns detalhes menos convencionais, como o desenho dos faróis e lanternas.
Até agora, a fabricante montou nove protótipos, que já estão sendo testados pelos engenheiros da marca ao redor do mundo.