Produção de carros na Europa
Produção de carros na Europa – Os consultores da Standard&Poor’s estão muito engajados em Game of Thrones, As Crônicas de Gelo e Fogo e seus derivados. Em relatório divulgado nesta terça-feira, 11, a empresa apresenta cenário alarmante: a produção de carros na Europa deve sofrer queda brusca de 40% por conta da crise energética que assola o continente.
Mas o que isso tem a ver com a obra do escritor George R.R. Martin e suas derivações? Pois bem. A S&P Global Mobility deu ao relatório o nome de “Winter is Coming”, o funesto lema da Casa Stark que, mesmo em momentos de paz e alegria, alerta para os perigos e desafios do futuro.
Custo da energia para produção de carros na Europa já subiu
No “longo inverno” projetado pela S&P, os custos de energia para a produção de carros na Europa saltou de € 667 para € 773 por veículo – € 50 acima dos níveis pré-crise. Tal pressiona, especialmente, fornecedores de menor porte.
Ainda de acordo com a S&P Global Mobility, a previsão, a partir do atual período até o fim do ano que vem, era de que as montadoras instaladas no continente europeu produzissem entre 4 e 4,5 milhões de unidades por trimestre. No entanto, “com possíveis restrições de serviços públicos”, isso pode ser reduzido para apenas 2,75 milhões a 3 milhões de unidades.
“Com os preços da energia na Europa disparando… um inverno rigoroso pode colocar certos setores automotivos em risco de serem incapazes de manter suas linhas de produção funcionando”, diz o relatório, no melhor estilo contido, pessimista até, que permeia a Casa Stark em Game of Thrones.
Vale frisar que, além das sanções russas ao gás natural, provocadas pelo conflito do país administrado por Vladimir Putin com a Ucrânia, pode pressionar ainda mais a cadeia de suprimentos europeia. Não bastasse o aumento dos custos, periga provocar até mesmo cortes de energia.
O relatório analisou seis variáveis, incluindo o déficit de um país, a dívida em relação ao produto interno bruto (PIB), o nível de autossuficiência energética e o armazenamento de gás.
Edwin Pope, analista da S&P, disse ainda que, caso a Europa não tenha um plano para enfrentar a crise a médio prazo, muitos fornecedores podem fechar as portas. Pope alertou que, como os estas empresas exportam peças para todo o mundo, montadoras instaladas em outras partes do globo também seriam impactadas de alguma forma.
A análise, de acordo com a S&P, foi realizada antes do possível caso de sabotagem dos oleodutos Nord Stream. Em setembro, a inteligência americana já avisava, ainda que de maneira vaga, sobre a probabilidade de haver algum tipo de ataque.
Exportação de veículos deve cair na Alemanha
Em agosto passado, levantamento feito pela Associação da Indústria Automotiva da Alemanha (VDA), a pedido da rede CNN, apontava que as exportações de veículos daquele país poderiam encolher mais de 8% no segundo semestre deste ano. A pesquisa também aponta queda para o mercado interno, com produção 2% menor com relação ao que havia sido projetado no início de 2022.
“É importante que a Alemanha continue a trabalhar em conjunto para reduzir sua dependência do gás russo”, diz trecho do estudo da VDA. Para a S&P, embora o país ainda seja, de alguma forma, refém do Kremlin nesse aspecto, tem “mais margem orçamentária para enfrentar a crise energética” do que algumas outras potências europeias, como a Itália.
Mesmo assim, nem mesmo a Alemanha está a salvo da “ameaça além da muralha”. Para a S&P, “o inverno está chegando” e não vai poupar ninguém.