Ducati Monster SP
Ducati Monster SP – No segundo episódio da World Première 2023, a Ducati revelou a nova Monster SP, uma versão com a sigla Sport Production, que como o próprio nome diz, foi projetada para ficar ainda mais esportiva e divertida.
A versão SP é baseada na Monster lançada em 2021 – e que desembarcou recentemente no Brasil -, trazendo todas as melhorias adotadas na nova geração da naked italiana: quadro dianteiro em alumínio baseado na Panigale V4, chassi com polímero reforçado com fibra de vidro para deixá-la mais leve.
A função de movê-la fica a cargo do motor Testastretta 11º de 4 válvulas refrigerado a líquido, com 937 cm³ de capacidade e capaz de entregar 111 cv de potência máxima. Ela ainda é equipada com caixa de 6 marchas com embreagem hidráulica, e sistema de trocas rápidas de marcha de série.
O visual da Monster SP chama atenção por incorporar as cores da Desmosedici GP que a Ducati usa na temporada 2022 do Mundial de Motovelocidade, além de detalhes como o assento vermelho integrado à rabeta na vista lateral, o logotipo Monster SP na capa do banco do garupa e o logotipo Ducati no tanque de combustível, maior e inspirado nos gráficos Panigale V4.
A versão SP da Monster oferece maior eficiência na pilotagem, disponibilizando melhor desempenho nas frenagens, transferências de carga reduzidas, maior capacidade de fechar trajetórias e maior precisão em todas as fases de pilotagem.
No que diz respeito a eletrônica, a Ducati Monster SP traz de série ABS em curvas, controle de tração e anti-wheelie, todos ajustáveis em vários níveis de intervenção. Ela ainda dispõe de assistente de largada, que garante saídas extremamente rápidas, e três modos de pilotagem (Sport, Touring e Wet Riding – este último garante maior segurança em pistas molhadas).
Toda a eletrônica da Monster SP é gerenciada por comandos nos punhos e através de um painel em TFT de 4,3 polegadas com indicador de marcha engatada, nível de combustível e grafismos idênticos aos da tela da Panigale V4.
A Ducati Monster SP chega às concessionárias europeias e dos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2023. Será que teremos algumas unidades destinadas ao Brasil? Recentemente a Panigale V4 SP desembarcou por aqui, portanto, não custa nada sonhar…