Marketing Digital – Um portal para a empresa moderna

Uma presença ativa na rede passa pela busca dos interesses do cliente, para oferecer o que ele deseja.

191

Marketing Digital

Marketing DigitalEstar presente na Internet tornou-se uma questão de sobrevivência para quem quer se posicionar em qualquer tipo de mercado. Quem já tem uma página na Internet, um site, ou mesmo um portal provavelmente deve ter aprendido uma longa lista de novos termos, por meio de uma linguagem bastante peculiar, criada para navegar através dos modernos conceitos do marketing digital. Empresas, associações, profissionais autônomos, os veículos de mídia, além de muitos outros segmentos, correram para se adaptar às novas exigências de mercado, e aqueles que não o fizeram, ou não conseguiram, vão ficando para trás nessa corrida inevitável da comunicação moderna.

Uma postura ativa

Aquela atitude passiva, em que estar presente na rede significava colocar visíveis os serviços e produtos da empresa, segundo seus próprios interesses, e aguardar os contatos de possíveis clientes já não é mais aceitável e nem eficaz. A postura ativa, imprescindível à empresa moderna, busca entender os interesses de seus clientes, para oferecer a forma e o conteúdo necessários a atrair a atenção deles aos seus produtos e manter uma presença significativa. A questão agora é entender as características e terminologias desse universo.

SEO

Ao ouvir uma frase do tipo: “É preciso otimizar seu site por meio de estratégias de SEO para uma busca orgânica eficaz, melhorar as métricas relativas ao número de impressões e à taxa de rejeição e poder colocar um CPM adequado ao seu anúncio”, você fica confuso? Talvez seja hora de parar e considerar a ideia de uma renovação de conceitos e do próprio vocabulário. Hoje em dia, ter um site ou um portal que não apareça adequadamente em um “motor de busca”, ou, mais especificamente, no Google, é o mesmo de estar ausente do mercado, ou ainda, do mundo digital. Segundo pesquisas realizadas, apenas cerca de 3% dos usuários digitais vão além da primeira página em uma busca na Internet, e existem diversos parâmetros a serem ajustados, quando se faz a postagem de uma notícia ou do conteúdo do site, em geral.

Uma mudança radical é exigida

A transição e a adaptação ao mundo digital trouxeram um grande desconforto ao empresário tradicional e aos gestores formados em conceitos defasados de marketing, com mudanças radicais nos paradigmas da comunicação e a necessidade de reconhecer, com humildade, o poder do conhecimento proveniente de jovens talentos, que transformam o mundo atual com uma velocidade reconhecidamente superior aos movimentos tradicionais. Estar presente, serem vistos pelo mercado e atuar na geração e divulgação de conteúdos relevantes têm requerido também que a empresa ou o profissional atuante esteja emparelhado com essa velocidade e, além de tudo, não perca a consistência de seu material. Daí, a importância de se trabalhar em conjunto com profissionais especializados e dedicados ao desenvolvimento do marketing digital apropriado.

Faça log-in ou cadastre-se para continuar lendo este artigo:

capa-ed-57