Dobradinha da Tesla
Dobradinha da Tesla – Após dois meses consecutivos com evolução nas vendas de veículos novos, o mercado do Reino Unido perdeu fôlego em março. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no mercado local, as 243.479 unidades comercializadas representaram uma retração de 14,3% frente a 2021. Este foi o pior desempenho para o mês – tradicionalmente o mais forte do ano – desde 1998.
Em relação ao mesmo período de 2020, já durante a pandemia, o resultado foi 4,4% pior. O acumulado do 1º trimestre, de 417.560 unidades, é 1,9% inferior ao do ano passado. Considerando apenas o mês passado, os modelos 100% elétricos representaram mais de 16% do total – somados aos híbridos, a participação superou os 52%. Já aqueles movidos a diesel recuaram mais de 55%.
Na disputa entre as montadoras, apenas 14 unidades separaram as duas primeiras colocadas. Ausente do topo desde fevereiro de 2021, a Ford (17.834) registrou quase um empate com a Kia (17.820), que cresceu quase 60% nos últimos doze meses e encerrou o 1º trimestre na liderança geral. A Toyota (16.112) completou o pódio e a Tesla (12.921) quase duplicou o resultado do ano passado.
POS. | MARCA | MAR.22 | % MERCADO 2022 | MAR.21 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FORD | 17.834 | 7,3% | 22.237 | 7,8% | -19,8% |
2º | KIA | 17.820 | 7,3% | 11.221 | 4,0% | 58,8% |
3º | TOYOTA | 16.112 | 6,6% | 16.911 | 6,0% | -4,7% |
4º | AUDI | 15.322 | 6,3% | 19.105 | 6,7% | -19,8% |
5º | MERCEDES-BENZ | 15.062 | 6,2% | 21.313 | 7,5% | -29,3% |
6º | BMW | 14.950 | 6,1% | 21.003 | 7,4% | -28,8% |
7º | VOLKSWAGEN | 14.620 | 6,0% | 23.698 | 8,3% | -38,3% |
8º | TESLA* | 12.921 | 5,3% | 6.585 | 2,3% | 96,2% |
9º | VAUXHALL | 12.869 | 5,3% | 15.868 | 5,6% | -18,9% |
10º | HYUNDAI | 10.999 | 4,5% | 9.065 | 3,2% | 21,3% |
11º | NISSAN | 10.194 | 4,2% | 14.178 | 5,0% | -28,1% |
12º | PEUGEOT | 9.799 | 4,0% | 10.824 | 3,8% | -9,5% |
13º | MG | 9.367 | 3,8% | 3.956 | 1,4% | 136,8% |
14º | LAND ROVER | 6.872 | 2,8% | 15.086 | 5,3% | -54,4% |
15º | VOLVO | 6.322 | 2,6% | 8.996 | 3,2% | -29,7% |
16º | SKODA | 5.447 | 2,2% | 8.911 | 3,1% | -38,9% |
17º | RENAULT | 5.270 | 2,2% | 5.787 | 2,0% | -8,9% |
18º | MINI | 5.110 | 2,1% | 7.567 | 2,7% | -32,5% |
19º | CITROËN | 4.151 | 1,7% | 6.027 | 2,1% | -31,1% |
20º | FIAT | 4.049 | 1,7% | 2.376 | 0,8% | 70,4% |
… | … | … | … | … | … | |
TOTAL | 243.479 | … | 283.964 | … | -14,3% | |
ACUMULADO | 417.560 | … | 425.525 | … | -1,9% |
Entre os modelos, um momento histórico: Model Y e Model 3, separados por apenas 7 unidades (6.464 x 6.457) garantiram à Tesla uma inédita dobradinha. Líder no ano, o Vauxhall Corsa (5.515) completou o pódio com retração superior a 30%. Com 5.401 unidades, o Nissan Qashqai garantiu seu 1º top 10 em 2022.
Mostrando que a nova geração realmente agradou o consumidor europeu, o Hyundai Tucson (4.876) foi o 5º. Preferido em janeiro e vice no 1º trimestre, o Kia Sportage (4.563) foi o 7º. Com 3.910 unidades, o C-HR figurou pela 1ª vez entre os mais vendidos. Muito próximo do Toyota, o Ford Fiesta (3.890), veículo mais vendido por lá até 2020, voltou ao top 10 após sete meses de ausência.
POS. | MODELO | MAR.22 | % MERCADO 2022 | MAR.21 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | TESLA MODEL Y | 6.464 | 2,7% | – | – | – |
2º | TESLA MODEL 3 | 6.457 | 2,7% | 6.585 | 2,3% | -1,9% |
3º | VAUXHALL CORSA | 5.515 | 2,3% | 7.927 | 2,8% | -30,4% |
4º | NISSAN QASHQAI | 5.401 | 2,2% | 6.583 | 2,3% | -18,0% |
5º | HYUNDAI TUCSON | 4.876 | 2,0% | – | – | – |
6º | FORD PUMA | 4.755 | 2,0% | 4.886 | 1,7% | -2,7% |
7º | KIA SPORTAGE | 4.563 | 1,9% | – | – | – |
8º | FORD KUGA | 4.223 | 1,7% | – | – | – |
9º | TOYOTA C-HR | 3.910 | 1,6% | – | – | – |
10º | FORD FIESTA | 3.890 | 1,6% | – | – | – |
Observações:
– Resultados da Tesla* considerando apenas as vendas dos modelos Y e Model 3; e
– Números do Tesla Model Y, Hyundai Tucson, Kia Sportage, Ford Kuga, Toyota C-HR e Ford Fiesta indisponíveis para março de 2021.
Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog