Lexus NX 350h
Lexus NX 350h – A Lexus deu o pontapé inicial para seu reposicionamento estratégico no mercado brasileiro. O marco desta nova fase da divisão de luxo do Grupo Toyota atende pela nomenclatura NX 350h. A segunda geração do SUV híbrido acaba de ser lançada e é o primeiro modelo dentro da meta de renovação completa da gama no Brasil até 2025.
Neste planejamento, a Lexus definiu três pilares de ação: novos produtos; avanço do plano de eletrificação do portfólio – 100% da gama é híbrida; e mobilidade, com os veículos incorporados ao Kinto, o serviço de carro por assinatura do grupo japonês. Segundo a marca, o novo NX 350h se enquadra neste tripé.
Novo utilitário esportivo vai puxar as vendas
O novo SUV híbrido, inclusive, é parte estratégica no plano de negócios. Para 2022, a Lexus projeta emplacar cerca de 500 unidades, praticamente o mesmo volume do ano passado (foram 511 carros), mas com 41% de partoicipação do NX 350h.
“Mudamos a rota. Deixamos o conceito de metas de vendas arrojadas e estabelecemos a prioridade com a jornada de experiência de cada cliente. Queremos ser o número um em atendimento, vendas e serviços. Assim, nossa missão é ter contato personalizado, e é nisso que estamos trabalhando com nossos concessionários”, adianta José Ricardo Gomes, gerente Geral da Lexus Brasil.
Dupla elétrica e tração integral
Desenvolvido na Toyota Technical Center, em Shimoyama (Japão), o novo NX 350h chega em três versões e usa a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive. O modelo reúne dois motores elétricos, um em cada eixo. O dianteiro gera 182 cv e torque de 27 kgfm, enquanto o traseiro despeja 54 cv e 12,1 kgfm. Já a unidade a gasolina é a 2.5 16V de 192 cv e 22 kgfm.
A potência combinada do conjunto é de 246 cv, distribuída pelo câmbio automático do tipo CVT para as quatro rodas graças ao sistema de tração All-Wheel Drive Full-Time. O SUV híbrido ainda oferece três modos de condução: EV (puramente elétrico), Auto EV (combinação automática entre elétrico e combustão) e Normal. A opção Sport+ está disponível apenas na topo de linha F-Sport – veja mais abaixo.
Nova assinatura visual
Esta nova geração do NX 350h adotou a nova filosofia de design da marca, chamada rebuscadamente de Lexus Driving Signature. O modelo tem traços bem definidos e geométricos e mantém a grade proeminente em estilo “máscara de Darth Vader”, só que maior e com novas seções.
Essa grade frontal agora agrega nichos em formato de “U” para dar aquele “efeito tridimensional”. A entrada de ar separa os faróis de traços retos e, mais abaixo, divide também os acabamentos em forma de seta que acomodam as luzes auxiliares.
Na traseira, as lanternas estão maiores, invadem a tampa do porta-malas e se interligam por meio de um filete. O SUV também traz spoiler traseiro integrado à parte superior da tampa do porta-malas e o logo “L” da marca deu lugar ao nome “Lexus” na parte de trás do veículo.
Versões, preços e principais equipamentos
O utilitário esportivo premium chega ao Brasil em três versões. A de entrada é a Dynamic, que custa R$ 344.990 e é vendida com oito airbags, bancos dianteiros e volante com ajustes elétricos e sistema E-Latch, que permite que as portas se abram suavemente apenas ao toque de um botão. A central multimídia tem tela de 9,8”.
O modelo “básico” também recebe o pacote de auxílio à condução Lexus Safety System, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado e sensor de farol alto.
O NX 350h Luxury, opção intermediária, sai por R$ 380.990 e agrega carregador por indução para celular e multimídia com display de 14”. Na parte dos sistemas de ajuda na direção, adiciona sensor de ponto cego e radar de verificação de perímetro, que detecta veículos e bicicletas que se aproximem por trás e pode travar a porta para evitar colisões com a mesma aberta.
A topo de linha F-Sport tem preço de R$ 413.990 e, além do modo de condução Sport+, ostenta acabamento diferenciado na cabine, com direito a couro perfurado nos bancos. Destaque ainda para o sistema de câmera 360 graus e ao dispositivo de estacionamento semi-automático.