KTM 790 Duke
A KTM 790 Duke está prestes a voltar ao mercado com um aspecto renovado. Desde o seu lançamento em 2017, a motocicleta fez muito sucesso e vendeu um total de 29.000 unidades em todo o mundo.
Em seguida, surgiu a KTM 890 Duke R, e seu motor duplo paralelo KTM LC8C agitou o segmento de médias cilindradas. Com o projeto para a 790 Duke 2022, a KTM quer dar continuidade à trajetória do modelo anterior, e está de olho na lacuna entre a 390 Duke e a 890 Duke, ou seja, atuar como um modelo intermediário.
KTM 790 Duke 2022: cavalaria pesada!
Na sua nova versão, os dois cilindros da KTM 790 Duke 2022 geram 105 cv e 8,8 kgf.m de torque máximo. Trata-se de um motor que foi especificamente configurado para uma boa entrega de torque, proporcionando uma potência fácil de se manusear. Na Europa ainda haverá uma variante de 95 cv para atender aos motociclistas iniciantes que são portadores da habilitação A2.
A marca austríaca promete, também, um baixo consumo de combustível. A pilotagem ágil é conseguida graças à geometria desenvolvida especificamente para a condução esportiva na estrada. A suspensão WP APEX assegura mais confiança em todos os momentos.
Em termos de eletrônica, o pacote contém um controle de tração, cornering ABS com modo Supermoto, três modos de pilotagem com a possibilidade de alterar rapidamente o comportamento do motor e o nível de intervenção do controle da tração da moto. Apresenta, também, instrumentação TFT colorida de 5 polegadas, iluminação full LED e Quickshifter, sistema que permite a troca de marchas sem utilizar a embreagem.
Outras opções interessantes são a regulagem do motor (MSR), bem como o modo Track, o Cruise Control, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e o aplicativo KTM My Ride.
Esteticamente, a KTM 790 Duke 2022 introduz duas novas cores, com o esquema tradicional alaranjado da marca e um novo tom cinza e preto. A casa de Mattighofen pretende oferecer o modelo em “mercados selecionados”, e entre eles estão Europa, Estados Unidos e Canadá. Será que o Brasil terá a honra de contar com a naked média da fabricante austríaca? É esperar para ver.