Picapes – 2016
Picapes Pequenas
Com todos os modelos da categoria em baixa, a líder Strada foi quem mais perdeu entre as primeiras colocadas. Em seu pior ano desde 2007 (61.331), o modelo da Fiat emplacou 59.449 unidades, 40,5% a menos do que em 2015. Para se ter uma idéia da queda, entre 2010 e 2014 a Strada sempre emplacou mais de 100 mil unidades anuais.
Também com retração superior a 40%, a Saveiro encerrou o ano com 33.950 unidades – ao menos a participação de mercado se manteve praticamente estável. A picape da VW não vendia tão pouco desde 2009, quando fechou o período com 29.783 unidade.
Registrando a menor queda do período (-37,6%), a Chevrolet Montana (14.769) foi a única a aumentar sua participação, de 13,1% para 13,7%. Lanterna da lista, a Hafei Mini emplacou apenas duas unidades, vinte e oito a menos do que no ano anterior.
MODELO | 2016 | 2015 | VARIAÇÃO | |
1º | Fiat Strada | 59.449 | 99.980 | -40,54% |
2º | VW Saveiro | 33.950 | 56.704 | -40,13% |
3º | Chevrolet Montana | 14.769 | 23.651 | -37,55% |
4º | Hafei Mini | 2 | 30 | -93,33% |
TOTAL | 108.170 | 180.365 | -40,03% |
Picapes Médias e grandes
Aqui tivemos o grande destaque de 2016. Desbancando 15 anos de liderança da S10, a Fiat Toro, em seu primeiro ano cheio, assumiu a liderança do segmento ao emplacar 41.283 unidades, média mensal de quase 3,5 mil unidades.
E as más notícias não acabaram para o modelo da Chevrolet, reestilizado no primeiro semestre do ano passado. Em queda de 20,3% em relação a 2015, a S10 (26.558) também foi superada pela nova geração da Hilux (34.031). Esta foi a primeira vez desde 2002 – último ano com dados divulgados pela Fenabrave – em que a Toyota ficou à frente da rival.
Ford Ranger
Quarta colocada, a Ford Ranger (15.812) por pouco não perdeu a posição para a Renault Duster Oroch (14.245), que também encerrou o seu primeiro ano cheio. Em baixa de quase 32%, a Mitsubishi L200 (9.943) caiu para o sexto lugar.
Amarok
Reestilizada no último trimestre do ano passado, a VW Amarok foi novamente a lanterna do pelotão de frente, com 9.173 unidades (-24,9%). Fora deste pelotão, a veterana Nissan Frontier conquistou a preferência de apenas 3.605 consumidores, quase 40% a menos do que em 2015.
O destaque no pelotão de baixo foi a gigante Ram 2500 (457), cujas vendas cresceram mais de 450% – nada mal para um modelo que custa mais de R$ 250 mil.
MODELO | 2016 | 2015 | VARIAÇÃO | |
1º | Fiat Toro | 41.283 | 65 | 63.412,31% |
2º | Toyota Hilux | 34.031 | 32.900 | 3,44% |
3º | Chevrolet S10 | 26.558 | 33.330 | -20,32% |
4º | Ford Ranger | 15.812 | 16.880 | -6,33% |
5º | Renault Oroch | 14.245 | 3.273 | 335,23% |
6º | Mitsubishi L200 | 9.943 | 14.501 | -31,43% |
7º | VW Amarok | 9.173 | 12.211 | -24,88% |
8º | Nissan Frontier | 3.605 | 5.778 | -37,61% |
9º | Lifan Foison | 554 | 903 | -38,65% |
10º | Ram 2500 | 457 | 83 | 450,6% |
11º | Rely Pick-Up | 77 | 284 | -72,89% |
12º | Effa Start Pick-Up | 21 | 82 | -74,39% |
13º | Hafei Ruiyi | 16 | 89 | -82,02% |
14º | Agrale Marruá | 15 | 22 | -31,82% |
15º | Mahindra HW KCD4 | 9 | 15 | -40% |
16º | Ford F-150/F-250 | 2 | 9 | -77,78% |
17º | Mahindra HW KCS32 | 2 | 52 | -96,15% |
18º | Chevrolet Silverado | 1 | 2 | -50% |
19º | DFM Minitruck | 1 | 1 | – |
20º | Mahindra | 1 | 15 | -93,33% |
21º | Effa Plutus | 0 | 4 | -100% |
22º | Mahindra HW KCS34 | 0 | 7 | -100% |
23º | Ssangyong Actyon Sports | 0 | 50 | -100% |
24º | Toyota Tacoma | 0 | 1 | -100% |
TOTAL | 155.806 | 120.577 | 29,24% |
Picapes – em Dezembro
Novamente única a crescer em relação ao mesmo período de 2015, a Montana fechou 2016 em alta de 61%, emplacando mais de 2 mil unidades pela primeira vez no ano.
Líder, a Strada (4.975) vendeu menos do que em novembro e viu a participação de mercado cair quase nove pontos percentuais em apenas um mês – praticamente toda esta diferença foi para a Saveiro (2.262), que saltou dos 17% para 24,5%.
Picapes pequenas
MODELO | DEZ/16 | DEZ/15 | VARIAÇÃO | |
1º | Fiat Strada | 4.975 | 6.259 | -20,51% |
2º | VW Saveiro | 2.262 | 3.279 | -31,02% |
3º | Chevrolet Montana | 2.006 | 1.246 | 61% |
Mais vendida na faixa superior desde abril, a Toro (5.288) atingiu seu novo recorde no apagar das luzes e ampliou para 31% seu market share. Superada pela S10 (2.707) no mês anterior, a Hilux (3.672) abriu quase mil unidades de vantagem graças ao seu melhor resultado em exatos dois anos (dezembro 2014: 5.088).
Em alta superior a 70%, a Ranger (1.694) retomou a posição perdida para a Duster Oroch (1.308) em novembro. Superando as mil unidades mensais pela primeira vez desde dezembro do ano passado (1.128), a L200 (1.084) assegurou quase 200 unidades de vantagem sobre a Amarok (871).
Picapes médias/grandes
MODELO | DEZ/16 | DEZ/15 | VARIAÇÃO | |
1º | Fiat Toro | 5.288 | 0 | – |
2º | Toyota Hilux | 3.672 | 2.103 | 74,61% |
3º | Chevrolet S10 | 2.707 | 2.236 | 21,06% |
4º | Ford Ranger | 1.694 | 1.004 | 68,73% |
5º | Renault Oroch | 1.308 | 1.232 | 6,17% |
6º | Mitsubishi L200 | 1.084 | 854 | 26,93% |
7º | VW Amarok | 871 | 818 | 6,48% |
8º | Nissan Frontier | 358 | 414 | -13,53% |
9º | Lifan Foison | 49 | 55 | -10,91% |
10º | Ram 2500 | 30 | 20 | 50% |
11º | Ford F-150/F-250 | 1 | 0 | – |
12º | Hafei Ruiyi | 1 | 2 | -50 |
13º | MAHINDRA HW KCD4 | 1 | 1 | – |
Fonte: Fenabrave