SUVs mais vendidos em março
Crescendo acima da média do mercado brasileiro (+35,1%), o segmento de SUVs médios e grandes fechou o mês de março com 9.336 emplacamentos registrados. E nem mesmo a proximidade do lançamento da versão reestilizada, previsto para maio, diminuiu a força do Compass.
Com 5.211 emplacamentos, o Jeep Compass cresceu mais de 70% na comparação com o mesmo período de 2020 e respondeu por quase 2/3 dos registros de sua categoria e por praticamente 56% do segmento como um todo. Com 623 unidades, o Caoa Chery Tiggo 8 assumiu a 2ª posição, seguido por um Volkswagen Tiguan (462) que recuou quase 40%.
Vice-líder nos 2 meses anteriores, o Hyundai ix35 (271) caiu 2 posições e ficou sob ameaça do irmão mais novo Tucson (258) e do Caoa Chery Tiggo 7 (255), ambos com resultados positivos. Coube ao Mitsubishi Outlander (204) – cujos números incluem a versão Sport (ASX reestilizado) – a maior evolução em relação a 2020 (+209%).
Agora como o 2º modelo mais barato da Ford em nosso mercado, o Territory (90) teve seu desempenho mais fraco desde agosto, quando oficialmente começou a ser disponibilizado. Em seu 1º mês, o Toyota Corolla Cross, maior aposta da marca nos últimos anos, emplacou 37 unidades – será interessante acompanhar o resultado do modelo ao longo de abril, seu 1º mês completo.
SUVs / Crossovers II | ||||||||
POS. | MODELO | MAR/21 | FEV/21 | MAR/20 | % MAR 21 | % FEV 21 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP COMPASS | 5211 | 4634 | 3058 | 66,28% | 70,44% | 12,45% | 70,41% |
2º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 623 | 300 | 0 | 7,92% | 4,56% | 107,67% | – |
3º | VW TIGUAN | 462 | 182 | 769 | 5,88% | 2,77% | 153,85% | -39,92% |
4º | HYUNDAI IX35 | 271 | 308 | 324 | 3,45% | 4,68% | -12,01% | -16,36% |
5º | HYUNDAI TUCSON | 258 | 260 | 163 | 3,28% | 3,95% | -0,77% | 58,28% |
6º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 255 | 74 | 245 | 3,24% | 1,12% | 244,59% | 4,08% |
7º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 204 | 245 | 66 | 2,59% | 3,72% | -16,73% | 209,09% |
8º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 157 | 160 | 219 | 2,00% | 2,43% | -1,88% | -28,31% |
9º | KIA SPORTAGE | 112 | 96 | 159 | 1,42% | 1,46% | 16,67% | -29,56% |
10º | FORD TERRITORY | 90 | 105 | 0 | 1,14% | 1,60% | -14,29% | – |
11º | PEUGEOT 3008 | 79 | 46 | 122 | 1,00% | 0,70% | 71,74% | -35,25% |
12º | TOYOTA RAV4 | 51 | 65 | 280 | 0,65% | 0,99% | -21,54% | -81,79% |
13º | TOYOTA COROLLA CROSS | 37 | 0 | 0 | 0,47% | 0,00% | – | – |
14º | MITSUBISHI ASX | 23 | 17 | 157 | 0,29% | 0,26% | 35,29% | -85,35% |
15º | JAC T60 | 15 | 9 | 16 | 0,19% | 0,14% | 66,67% | -6,25% |
16º | CHEVROLET EQUINOX | 8 | 15 | 217 | 0,10% | 0,23% | -46,67% | -96,31% |
17º | HONDA CR-V | 3 | 0 | 62 | 0,04% | 0,00% | – | -95,16% |
18º | PEUGEOT 5008 | 1 | 0 | 14 | 0,01% | 0,00% | – | -92,86% |
19º | SSANGYONG KORANDO | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | – | – |
20º | SUBARU FORESTER | 1 | 63 | 16 | 0,01% | 0,96% | -98,41% | -93,75% |
7862 | 6579 | 5887 | 100,00% | 100,00% | 19,50% | 33,55% |
Na faixa de cima, o Toyota SW4 segue sem concorrência: foram 1.057 unidades, 4 vezes mais do que um Mitsubishi Pajero (254) que praticamente dobrou o resultado de um ano atrás. O Chevrolet Trailblazer (139) completou o pódio também em alta (+39%). Sem importação oficial, o gigantesco Chevrolet Suburban teve 2 emplacamentos registrados.
SUVs / Crossovers III | ||||||||
POS. | MODELO | MAR/21 | FEV/21 | MAR/20 | % MAR 21 | % FEV 21 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | TOYOTA SW4 | 1057 | 846 | 736 | 71,71% | 71,09% | 24,94% | 43,61% |
2º | MITSUBISHI PAJERO | 254 | 204 | 130 | 17,23% | 17,14% | 24,51% | 95,38% |
3º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 139 | 121 | 100 | 9,43% | 10,17% | 14,88% | 39,00% |
4º | KIA SORENTO | 9 | 9 | 17 | 0,61% | 0,76% | 0,00% | -47,06% |
5º | JAC T80 | 5 | 3 | 3 | 0,34% | 0,25% | 66,67% | 66,67% |
6º | JEEP WRANGLER | 4 | 2 | 16 | 0,27% | 0,17% | 100,00% | -75,00% |
7º | FORD EDGE | 3 | 5 | 6 | 0,20% | 0,42% | -40,00% | -50,00% |
8º | CHEVROLET SUBURBAN | 2 | 0 | 0 | 0,14% | 0,00% | – | – |
9º | HYUNDAI SANTA FE | 1 | 0 | 12 | 0,07% | 0,00% | – | -91,67% |
1474 | 1190 | 1020 | 100,00% | 100,00% | 23,87% | 44,51% |
Observação:
– O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.
Fonte: Fenabrave