Volkswagen muda o nome
É oficial. A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (30) que passará a usar o nome Voltswagen nos Estados Unidos a partir do mês de maio, de acordo com um breve comunicado à imprensa disponível no site da montadora.
“Podemos estar trocando nosso K por um T, mas o que não estamos mudando é o compromisso desta marca em fazer os melhores veículos para motoristas e pessoas em todos os lugares”, disse Scott Keogh, presidente e CEO da Voltswagen da América em o anúncio oficial. “A ideia de um ‘carro do povo’ é a própria estrutura do nosso ser. Dissemos, desde o início de nossa mudança para um futuro elétrico, que construiríamos EVs para milhões, não apenas para milionários. Essa mudança de nome significa um aceno para o nosso passado como o carro do povo e nossa firme convicção de que nosso futuro está em ser o carro elétrico do povo”.
De início, a reação mais óbvia é de que seria uma piada da VW para promover seus veículos elétricos – o 1º de abril é uma data muito comemorada ao redor do mundo e sempre vemos brincadeiras das fabricantes. Entretanto, uma fonte anônima já havia declarado ao jornal americano USA Today que essa mudança seria permanente, e também uma “pessoa familiarizada com os planos da empresa”, porém não identificada, havia relatado ao portal Automotive News de que não se trata de apenas uma brincadeira.
“O tom da Voltswagen será uma linha consistente entre as comunicações de marca de nossa crescente frota elétrica e nossos veículos a gasolina. Ao longo dos próximos meses, você verá a transição da marca em todos os pontos de contato do consumidor”, disse o Vice-Presidente sênior de Brand Marketing da Voltswagen, Kimberley Gardiner.
Apesar da mudança radical, haviam boas razões para duvidar desta decisão da montadora a longo prazo. Primeiramente porque pesquisas feitas pelo US Patent & Trademark Office, e World Intellectual Property Organization não mostraram marcas comerciais ativas para “Voltswagen”. Além disso, as chamadas “rebrandings” (estratégia de marketing na qual uma organização decide alterar a sua denominação, logotipo ou design) são caras.
A VW passará a fazer uma distinção entre seus veículos elétricos (VE) e os movidos a combustão (ICE na sigla em inglês). Os VEs terão um emblema externo da Voltswagen e os modelos ICE usarão o emblema VW existente. A nova marca será lançada imediatamente em publicidade, no site e nas redes sociais. A sinalização com o novo nome começará a ser exibido nas propriedades e concessionárias da montadora no país norte-americano.
Esta mudança é uma surpresa e ainda parece uma brincadeira de 1º de abril, pois a VW ainda vende muitos veículos nos Estados Unidos que não oferecem nenhuma forma de eletrificação. Inclusive está se preparando para começar as vendas do Taos no país. Enquanto muitos VEs estão a caminho, o único atualmente disponível nos Estados Unidos é o ID.4. Entretanto, a empresa tem planos ambiciosos. Sua meta é de vender um milhão de VEs em todo o mundo até 2025. Em todas as marcas do grupo, a empresa pretende lançar mais de 70 produtos elétricos até 2029.