NC 750X 2021
Será que teremos a nova NC 750X DCT 2021 lançada aqui no Brasil em breve? Tudo indica que sim!
Recentemente fomos convidados pela Honda para conhecer e testar a tecnologia de câmbio DCT, o tecnológico câmbio automatizado, e foi justamente durante a explicação sobre como funciona o sistema que a Honda falou que “não tem mais volta”, agora eles vão trazer a tecnologia para o Brasil de vez.
Na apresentação, além de nos dizer que novos modelos irão receber esse tipo de câmbio no país, também foi dito que a NC 750X finalmente poderá vir ao Brasil com DCT.
Nova NC 750X DCT 2021
Na Europa o modelo acabou de receber várias mudanças que vão desde visuais, passam pela parte técnica e chegam, principalmente, na parte de tecnologia embarcada, como o novo acelerador eletrônico e os 4 modos de pilotagem.
Começando pelo coração da nova NC 750X 2021, aliás, um coração que bate com emoção, mas sem fugir da razão, sempre muito econômico, seu motor passou por ajustes e está levemente mais potente e com torque melhorado.
Fugindo do novo padrão do mercado de ter que aumentar as cilindradas para se adequar as rígidas normas de emissões de poluentes sem perder potência, o propulsor bicilíndrico da NC foi mantido em 745 cc, passou por ajustes para otimizar a sincronia das válvulas, que difere entre os dois cilindros para maximizar o potencial de cada uma, e assim acabou tendo leve aumento de potência.
NC 750X 2021 Potência
Esse motor é capaz de gerar a potência máxima de até 58,5 cavalos (a 6.750 rpm) e tem torque de pouco mais de 7,0 kgfm (7,03 a 4.750 rpm).
Outros fatores responsáveis por alcançar esses números sem ter que aumentar a capacidade do motor estão no novo sistema de escapamento, que foi revisado, e no acelerador eletrônico, que falarei mais para frente.
E para deixar a NC mais espertinha que a versão anterior, a Honda encurtou as três primeiras marchas, dando uma dinâmica mais ágil para a aceleração, e alongou as três últimas para melhorar na velocidade de cruzeiro nas estradas e a economia de combustível.
NC 750X Consumo de combustível
Aliás, na Europa a Honda divulga oficialmente que a NC 750X tem consumo na casa dos 29 km/l, alcançando então a autonomia de mais de 400 km com seu tanque de 14,1 litros.
E já que falamos de marchas, claro que não poderíamos deixar de mencionar a versão NC 750X DCT, de câmbio automatizado, que lá fora já é comum e que aqui deverá chegar nos próximos anos.
Com um sistema de dupla embreagem que trabalha automaticamente, essa versão da NC transforma o tipo de pilotagem para uma forma menos desgastante. Podendo ser configurada para que troque as marchas sozinhas ou para que o piloto faça a troca através de borboletas, esse câmbio já é sucesso lá fora.
Você sabia que mais da metade das NC’s vendidas na Europa equipam esse tipo de câmbio? Isso mesmo, 52% das NC 750X vendidas por lá são do tipo DCT. Será que aqui no Brasil vai emplacar também?
E vocês notaram algo de diferente nela? Nessa versão DCT não existe manete no punho esquerdo, algo que só os mais atentos perceberam hein?
Bom, aliado a esse câmbio, agora a nova NC 750X 2021 passa a trazer uma boa tecnologia embarcada, que conta com o novo acelerador sem fio, controle de tração melhorado e até 4 modos de pilotagem.
NC 750X 2021 com modos de pilotagem
Uma coisa está ligada a outra, pois com a adoção do sistema “throttle-by-wire”, ou seja, com o novo acelerador eletrônico que dispensa fios e torna o comando de aceleração mais preciso, foi possível também oferecer modos de pilotagem que atuam junto com o controle de tração e o câmbio DCT.
Ao todo são 4 modos, onde, por exemplo, o modo “Sport” fornece potência de forma mais agressiva, com as configurações de controle de tração mais baixas e programa o DCT no chamado ‘modo 4’, para segurar as marchas por mais tempo.
Os outros modos são o “Rain”, voltando para piso escorregadio, o “Standard”, para um entrega equilibrada, e o modo “User”, que permite a personalização dos controles eletrônicos de acordo com o gosto do piloto.
E agora partindo para a nova ciclística da NC 750X 2021, admitindo que raramente alguém vai levar ela para um fora de estrada, mesmo tendo um pezinho na aventura, a Honda reduziu os cursos da suspensão para ganhar em menor altura do assento.
Tanto na dianteira quanto na traseira os cursos caíram da casa dos 150 mm em cada uma (153,5mm dianteira e 150mm traseira) para 120 mm em ambas. Esse ajuste resultou em uma redução de mais de 30 mm na altura do assento, passando dos 832 para 800 mm.
Pode parecer algo duvidoso, mas na verdade isso deixa a moto mais acessível aos mais variados tipos de pilotos.
Design
Agora entrando na parte visual, as mudanças também são o suficiente para dizer que a NC está se tornando uma nova moto, pois temos novo conjunto ótico frontal, para-brisa maior e até um novo painel de instrumentos.
NC 750X Comparativo
Ao comparar a nova NC 750X 2021 e a NC que temos aqui podemos perceber que o modelo manteve seu estilo, porém, está mais moderno e, porque não, mais agressivo.
O novo conjunto ótico frontal está mais sofisticado e complementa o novo desenho das carenagens da parte da frente. Na traseira temos uma nova lanterna, que aliada aos novos piscas fazem essa versão se tornar Full LED.
Já no painel temos uma nova tela, maior e totalmente em LCD, que exibe melhor as informações. Ainda não é colorida, o que é uma pena.
Achou que as novidades sobre a NC 750X acabaram por aqui? Ainda não! Até mesmo o chassi dessa nova versão mudou.
As espessuras dos tubos do chassi foram revistas, economizando quase 2 quilos no peso total, e a bateria da moto foi reposicionada, o que acabou resultando em um ganho de 1 litro no famoso “tanque falso” da NC, que agora comporta 23 litros e armazena até um capacete integral. Uma nova tomada USB-C também foi integrada dentro do compartimento.
Realmente a NC 750X 2021 é uma moto renovada! E aí, o que achou do modelo? A Honda deu a entender que em breve a NC daqui virá com o “polêmico” câmbio DCT, mas você já viu como ele funciona na prática? Deixa a sua opinião nos comentários, a nova NC 750 melhorou ou não?
Seku Mello
http://www.motorede.com.br
Produtor e apresentador do Canal Motorede no Youtube, sou apaixonado pelo mundo de duas rodas, faço testes e avaliações de motos e equipamentos para matérias e vídeos.