A China começou a implementar a fase 6a, a primeira dos padrões de emissões de China 6, em 1º de julho para veículos leves em todo o país. Os fornecedores de lubrificantes estão formulando produtos em conformidade, geralmente usando óleos básicos API Grupo III, que também são adequados para os modelos de motor mais recentes.
China 6 b deve entrar em vigor em 2021
Um pouco mais restritivo do que os padrões de China 5, o 6a é amplamente visto pelas montadoras chinesas como uma preparação para a implementação do 6b. Essa norma, que equivale aos padrões Euro 6, deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2021, para veículos a diesel, e em 1º de julho de 2023, em todos os veículos.
Por exemplo, China 6a limita o monóxido de carbono a 700 miligramas por quilômetro, abaixo dos 1.000 mg / km de China 5, enquanto a 6b ainda o reduz para 500 mg / km. Para partículas em suspensão, 6b reduz o limite de 4,5 para 3 mg / km.
No entanto, os fornecedores de lubrificantes já estão produzindo lubrificantes API SP e ILSAC GF-6 para atender aos novos modelos de motor e cumprir os padrões 6b.
Grandes empresas já se adaptaram
Em dezembro do ano passado, a Shell China anunciou que dois de seus produtos Helix Ultra foram atualizados de API SN para API SP. Este ano, muitos outros fornecedores lançaram óleos de grau API SP. Entre eles estão ExxonMobil, BP Castrol, Sinopec, Tongyi e Lopal.
“Pelo que eu sei, as principais empresas de lubrificantes – não apenas os grandes nomes, mas também fornecedores privados – estão usando óleos do Grupo III para os lubrificantes de grau SP”, disse Xie Xin, chefe de pesquisa da equipe de óleo de motor do Instituto de Pesquisa da Sinopec em Pequim.
Xie acrescentou que os novos padrões visam os motores turboalimentados, de injeção direta, amplamente usados em carros de passageiros, e apenas os lubrificantes API SP e ILSAC GF-6 podem suportar os duros testes que verificam se um lubrificante pode atingir os padrões, incluindo supressão de pré-ignição de baixa velocidade, melhor desempenho em antidesgaste e dispersão de fuligem e melhor eficiência de combustível.
Produção maior pode reduzir preços de grupo III
Antes dos padrões da China 6, porém, muitos produtores de óleo sensíveis a preços preferiam óleos API do Grupo II produzidos na China, que oferecem qualidade decente com preços muito mais baixos do que os óleos do Grupo III, que geralmente eram importados. Mas recentemente, várias grandes refinarias chinesas começaram a produzir óleos do Grupo III, o que colocará pressão para baixo no óleo do Grupo III, de acordo com Xie da Sinopec.
Ele citou o Grupo Lu’an como exemplo. O grupo estatal de mineração de carvão começou a vender óleos do Grupo III há um ano, produzidos por sua planta de CTL (carvão para líquidos), que tem uma capacidade de 350.000 toneladas métricas por ano. Em junho, a refinaria privada Qinghe, sediada em Shandong, também começou a produzir óleos do Grupo III em sua planta, que tem capacidade de produção de 600.000 t / ano.
Os principais fornecedores de aditivos disseram que de fato observam uma demanda crescente por óleos básicos do Grupo III.
“Excelente desempenho em temperaturas extremas e alta estabilidade de oxidação são necessários para óleos básicos, e acho que isso significa grande demanda para óleos do Grupo III”, disse Chen Ligong, chefe da academia de pesquisa de aditivos para lubrificantes da Richful, um fornecedor de aditivos com sede em Xinxiang, Henan província.
A Richful tem desenvolvido novos aditivos para lubrificantes de grau API SP. Chen disse que as principais melhorias incluem antioxidantes mais confiáveis e dispersantes mais eficientes.
“Estamos procurando novas aplicações de magnésio para suprimir o LSPI. Também achamos que haverá mais a esperar em termos de desenvolvimento de modificadores de fricção, que é importante para uma melhor economia de combustível exigida pela GF-6”, disse Chen.
Fornecedores de aditivos não devem ter dificuldades
Os fornecedores multinacionais de aditivos que estão familiarizados com os padrões Euro 6, podem achar mais fácil se adaptar aos padrões China 6 devido às semelhanças entre os dois. Ainda assim, alguns ajustes devem ser feitos porque as montadoras chinesas podem ter requisitos diferentes, disse Wang Wei, gerente de vendas da Infineum Greater China.
Por exemplo, algumas montadoras chinesas têm requisitos adicionais para maior eficiência de combustível para óleos de automóveis de passageiros e intervalos de troca de óleo mais longos para óleos de motor diesel de serviço pesado. A maioria dos fabricantes de automóveis chineses prefere adicionar filtros nos motores para cumprir os limites do número de partículas no padrão de emissões.
“Esses requisitos levam a mudanças na formulação de lubrificantes e aditivos”, disse Wang.
Ele acrescentou que a empresa viu o desenvolvimento de óleos de grau API SP como uma prioridade para os principais fornecedores de lubrificantes chineses.
“A globalização das especificações acontece mais rápido do que nunca. Ter óleo SP no portfólio demonstra liderança em tecnologia no mercado de lubrificantes”, disse ele.