T-Cross e Tracker
O segmento de SUVs compactos registrou em julho um crescimento de quase 5,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, contra uma retração de praticamente 30% do mercado como um todo. E o resultado positivo está diretamente relacionado com o que fizeram os dois modelos preferidos.
Primeiro representante a ultrapassar a barreira das 10 mil unidades, o VW T-Cross (10.211), que mais do que triplicou os números do ano passado (impulsionado pelas vendas diretas da versão Sense PCD), também teve a honra de ser o primeiro modelo do segmento a ser o nº 1 no geral. Terceiro em junho, o Chevrolet Tracker (6.070), que também jamais havia vendido tanto, subiu uma posição.
Líder no acumulado do ano até maio, o Jeep Renegade (4.735) completou o pódio registrando menos da metade do líder, mas com boa vantagem sobre o Hyundai Creta (4.017). O destaque negativo, no entanto, veio da Nissan. Com 2.418 emplacamentos, o Kicks viu sumirem mais da metade dos consumidores de um ano atrás.
O mês também não foi dos melhores para o Honda HR-V (2.377), que viu cair para menos da metade nas últimas semanas a sua vantagem em relação ao Ford Ecosport (2.078). Um dos mais recentes da lista, o Renault Duster (1.422) ficou abaixo do desempenho de junho, enquanto o Captur (1.388), seu irmão mais caro, teve o seu mês mais forte em 2020.
Com 1.006 unidades, o Citroën C4 Cactus completou o top 10 com quase o dobro dos emplacamentos de um Honda WR-V (589) em queda de quase 50%, seguidos pelos dois representantes da Caoa Chery, Tiggo 2 (571) e Tiggo 5X (557). No início de sua carreira no país e ainda praticamente sem vendas no varejo, o VW Nivus (488) ficou próximo do Peugeot 2008 (522).
POS. |
MODELO |
JUL/20 |
JUN/20 |
JUL/19 |
% JUL 20 |
% JUN 20 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW T-CROSS |
10211 |
5463 |
3149 |
26,30% |
18,31% |
86,91% |
224,26% |
2º |
CHEVROLET TRACKER |
6070 |
4075 |
1293 |
15,63% |
13,65% |
48,96% |
369,45% |
3º |
JEEP RENEGADE |
4735 |
4092 |
5790 |
12,19% |
13,71% |
15,71% |
-18,22% |
4º |
HYUNDAI CRETA |
4017 |
3277 |
5307 |
10,35% |
10,98% |
22,58% |
-24,31% |
5º |
NISSAN KICKS |
2418 |
2335 |
5299 |
6,23% |
7,82% |
3,55% |
-54,37% |
6º |
HONDA HR-V |
2377 |
2478 |
3856 |
6,12% |
8,30% |
-4,08% |
-38,36% |
7º |
FORD ECOSPORT |
2078 |
1737 |
2530 |
5,35% |
5,82% |
19,63% |
-17,87% |
8º |
RENAULT DUSTER |
1422 |
1921 |
1777 |
3,66% |
6,44% |
-25,98% |
-19,98% |
9º |
RENAULT CAPTUR |
1388 |
1367 |
2680 |
3,57% |
4,58% |
1,54% |
-48,21% |
10º |
CITROËN C4 CACTUS |
1006 |
947 |
1474 |
2,59% |
3,17% |
6,23% |
-31,75% |
11º |
HONDA WR-V |
589 |
669 |
1155 |
1,52% |
2,24% |
-11,96% |
-49,00% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
571 |
431 |
490 |
1,47% |
1,44% |
32,48% |
16,53% |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
557 |
452 |
644 |
1,43% |
1,51% |
23,23% |
-13,51% |
14º |
PEUGEOT 2008 |
522 |
344 |
787 |
1,34% |
1,15% |
51,74% |
-33,67% |
15º |
VW NIVUS |
488 |
36 |
0 |
1,26% |
0,12% |
1255,56% |
– |
16º |
SUZUKI JIMNY |
118 |
86 |
190 |
0,30% |
0,29% |
37,21% |
-37,89% |
17º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
98 |
55 |
3 |
0,25% |
0,18% |
78,18% |
3166,67% |
18º |
TROLLER T4 |
74 |
28 |
97 |
0,19% |
0,09% |
164,29% |
-23,71% |
19º |
SUZUKI VITARA |
50 |
23 |
113 |
0,13% |
0,08% |
117,39% |
-55,75% |
20º |
JAC T40 |
26 |
13 |
96 |
0,07% |
0,04% |
100,00% |
-72,92% |
21º |
SUZUKI SCROSS |
12 |
10 |
25 |
0,03% |
0,03% |
20,00% |
-52,00% |
22º |
KIA SOUL |
2 |
1 |
20 |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
-90,00% |
23º |
JAC T50 / T5 |
1 |
4 |
52 |
0,00% |
0,01% |
-75,00% |
-98,08% |
|
|
38830 |
29844 |
36827 |
100,00% |
100,00% |
30,11% |
5,44% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Arquivo Motor1.com