BR Distribuidora
Em Live promovida pelo canal do Youtube portallubes, da revisa Lubes em Foco, no último dia 10 de julho, o gerente de marketing de lubrificantes, Kleber Café Lins, e o gerente de produção, Marcelo Couto, da fábrica da BR Distribuidora, no Rio de Janeiro, mostraram as principais ações de prevenção para lidar com a pandemia da Covid-19 e os desafios da empresa, que hoje é uma das líderes no Mercado Brasileiro de Lubrificantes, para a retomada da atividade econômica.
De acordo com Kleber Lins, a empresa desenhou alguns cenários para lidar com a crise, prevendo que o retorno do mercado de lubrificantes aos níveis de pré-pandemia poderá acontecer em fases, porém com velocidades diferentes por região, segmento de mercado, linha de produtos e canais de vendas.
“A BR Distribuidora está inserida em um contexto de serviços essenciais e, portanto, não podia parar, por isso, os planos de contingência com a operação e mesmo com a cadeia de suprimentos tiveram que ser construídos durante a crise. Alguns segmentos podem dizer que estão se preparando para a retomada, tomando providências para reabrirem suas portas, mas nós não temos tempo para gerúndios!”, comentou Kleber.
Marcelo Couto, lembrou que a BR desde cedo, quando começou a pandemina na Europa, criou um grupo multidisciplinar, reunindo pessoas de várias áreas, incluindo operações, marketing, jurídico, recursos humanos, as áreas de saúde e trabalhista, com reuniões diárias para debater o acontecia no mundo e no Brasil para, por meio de uma ação coordenada, estabelecer as diretrizes a serem tomadas pela empresa. “Procuramos usa uma forma bem clara e transparente para nossa comunicação interna com as equipes de trabalho”, lembrou Marcelo.
Em sua apresentação, Kleber cita que uma forma eficaz de se preparar para a retomada da normalidade econômica ou, como ele mesmo citou, para o “novo normal”, é entender que alguns hábitos e necessidades das pessoas estão sendo enormemente desafiados por esse período de grandes mudanças. Ele cita alguns pontos importantes nessa transformação, que podem impactar a indústria de lubrificantes no longo prazo, como a mudança na mobilidade das pessoas, que amplia o trabalho em home office, as viagens de avião, principalmente a negócios, os deslocamentos de rotina e em transportes públicos, mudanças no compartilhamento entre as pessoas, serviços, entretenimentos e comércio.
“O brasileiro está muito habituado à utilização do serviço de troca de óleo e outros serviços em geral, é o que nos Estados Unidos se fala como “Do it for me” mas, com a nova realidade, está crescendo muito, em todas as áreas, o oposto, que seria o “Do it yourself”, em que as pessoas fazem por si mesmo o que precisam”, ponderou Kleber.
A BR mostrou ainda aos assistentes da live da Lubes em Foco, quais as expectativas que a empresa trabalha para um futuro próximo, em que alterações em itens como a idade média da frota de veículos, o ritmo de reparação automotiva, vendas online de lubrificantes, o custo dos lubrificantes premium enfrentando as restrições financeiras dos usuários nessa crise, poderão trazer impactos interessantes a serem monitorados no mercado de lubrificantes.
Assista ao vídeo:
A íntegra da live com a BR Distribuidora está disponível para todos no canal do portallubes no Youtube, em https://youtu.be/YozlOSv10X0https://www.youtube.com/watch?v=NfilBVM1X9E