Indústria de etanol do México
Em junho de 2017, a Comissão Reguladora de Energia (CRE) do México alterou a especificação de qualidade oficial mexicana para produtos petrolíferos, NOM-016-CRE-2016, para permitir uma mistura máxima de 10% de etanol (E10) na gasolina. A emenda aumentou o nível de mistura pré-existente de 5,8% em todo o país, excluindo áreas populosas da Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, onde uma proibição completa de etanol foi mantida.
Em um grande golpe para a indústria de etanol no México, a Suprema Corte do condado votou por quatro a um para invalidar a modificação de três anos na regulamentação da gasolina, alegando que as mudanças eram “inconstitucionais”, “unilaterais” e citando o potencial para níveis mais altos de poluição.
Em 15 de janeiro de 2020, a segunda câmara do Supremo Tribunal concedeu à Amparo, ou proteção legal, permissão de arquivamento para a empresa nacional Petróleos Mexicanos (PEMEX) e outros varejistas de combustíveis para vender a mistura mais alta de etanol. A decisão entrará em vigor em meados de julho de 2020, permitindo que os distribuidores tenham 180 dias para se ajustarem à decisão.
Aparentemente, a proibição do E10 parece uma decisão curiosa.
A gasolina misturada ao etanol é amplamente utilizada nos Estados Unidos, na Europa e no país latino-americano do México. A fonte de combustível oferece uma redução na dependência de combustíveis fósseis, maior uso de energia renovável – e tem sido associada a reduções nas emissões de gases de efeito estufa.
Um documento de 2016 divulgado pela Renewable Fuels Association (RFA), a principal associação comercial da indústria de etanol da América, afirma que o etanol de milho pode reduzir as emissões diretas de gases de efeito estufa em 44% em relação à gasolina. Mesmo quando são incluídas as emissões hipotéticas de mudança no uso da terra, o etanol de milho da usina seca média pode alcançar uma redução de 34%, afirmam eles.
O combustível etanol também tem sido associado a preços mais baixos da gasolina e tem potencial para impulsionar a comunidade agrícola local. O CRE argumentou anteriormente que o México está em desvantagem em comparação com os estados vizinhos dos EUA, onde o etanol ajudou os preços mais baratos dos combustíveis.
No entanto, a decisão da Suprema Corte do México alega que o CRE excedeu sua autoridade na modificação do padrão de combustível. O tribunal concluiu que é necessária uma consideração mais rigorosa e baseada na ciência dos riscos ambientais do etanol, incluindo suas contribuições para as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a decisão recomendou que uma mudança com riscos ambientais potenciais significativos não deveria ser promulgada sem a participação do público.
No Brasil, a mistura de etanol com gasolina é obrigatória desde 1976. A legislação atual exige uma mistura de 25% de etanol e 75% de gasolina (E25). Nos Estados Unidos, 98% da gasolina contém etanol, normalmente E10. Notavelmente, os Estados Unidos e o Brasil são os dois maiores produtores mundiais de etanol, representando aproximadamente 85% da produção mundial de etanol em 2018, de acordo com a RFA.
Em maio de 2019, o governo Trump anunciou uma alteração para estender as vendas da gasolina E15 durante todo o ano, após uma promessa eleitoral aos fazendeiros de milho dos EUA – muitos dos quais foram martelados como resultado da guerra comercial entre EUA e China. Uma proibição de verão foi imposta ao E15 em 2011 pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), devido a preocupações com a poluição atmosférica associada a combustíveis com índices mais elevados de etanol.
O México é um mercado de combustível muito diferente dos EUA e do Brasil. A PEMEX monopolizou o mercado local até as recentes reformas energéticas começarem a corroer sua participação no mercado. Em 30 de junho de 2019, a PEMEX controlava 9.161 postos de gasolina, representando 73,3% do total do mercado mexicano. Seus concorrentes mais próximos são a Oxxo Gas, com 541 estações de serviço, e a BP, com 450 estações de serviço. Com o surgimento de combustíveis de etanol e bilhões de dólares em jogo, há potencial para um grande conflito entre poderosos grupos de interesses especiais, como grandes produtores de petróleo e produtores de etanol. O nível de mistura é o campo de batalha nesse conflito.
Etanol e éter metil terc-butílico (MTBE) são aditivos adicionados à gasolina para aumentar a octanagem e permitir uma queima mais completa do combustível. Exportadores de etanol nos Estados Unidos afirmam que o etanol fornece ar mais limpo que o MTBE. O MTBE foi proibido na maioria dos estados dos EUA devido ao seu potencial de contaminar o abastecimento de água subterrânea quando há um vazamento no tanque subterrâneo.
O MTBE tem sido o oxigenio preferido da PEMEX, com algumas partes interessadas do setor sugerindo que é um melhor aditivo para o mercado mexicano. No entanto, a Associação Mexicana de Mobilidade Sustentável (AMMS) apontou o dedo para os produtores de MTBE em uma declaração alegando que eles “obstruíram sistematicamente” o crescimento do etanol no mercado de combustíveis do México. Independentemente dessa alegação, a falta de infraestrutura de etanol também é uma barreira ao uso expandido de etanol no país. O MTBE pode ser armazenado e transportado em dutos e tanques de gasolina existentes, enquanto o etanol deve permanecer separado até a mistura final no terminal.
Os movimentos no México contrastam fortemente com os do Brasil, onde o consumo de biocombustíveis está aumentando de maneira geral, como parte de um esforço para cumprir suas obrigações sob o Acordo Climático de Paris. Em março de 2020, o maior país da América do Sul aumentou a mistura de biodiesel vendida na bomba de 11% (B11) para 12% (B12). Este é o segundo aumento de 1% em menos de um ano, o aumento anterior para 11% ocorrendo em setembro de 2019. O Brasil planeja aumentar as misturas de biodiesel para 15% até março de 2023 por meio de aumentos anuais de 1%.
O programa RenovaBio, Política Nacional de Biocombustíveis, foi criado em 2016 para incentivar a produção de etanol e biodiesel à base de cana-de-açúcar. Testes sobre o impacto de 20% e 30% de biodiesel estão em andamento. Atualmente, a região possui 11 usinas trabalhando em expansões e 10 novas em construção, segundo a associação de produtores de biodiesel Ubrabio. A organização espera que a capacidade de produção atinja 12,6 bilhões de litros assim que a capacidade adicional estiver operacional.
O México não é o único país importante a adotar o etanol. A China suspendeu sua implantação nacional do E10 em janeiro de 2020, em meio a um forte declínio nos estoques de milho e nas limitações de capacidade de produção, um grande golpe para os produtores domésticos de etanol.