Mercedes-Benz e Allison
Com a comercialização de mais de 250 chassis de ônibus urbanos no decorrer do segundo semestre do ano passado a Mercedes-Benz do Brasil e a Allison Transmission aumentaram significativamente sua presença na Indonésia, um dos países do Sudeste Asiático mais populosos do mundo. Aproximadamente metade das transmissões foram entregues no ano passado, sendo que a previsão de início de operação dos novos veículos é maio deste ano.
O modelo OH 1626 equipado com uma transmissão totalmente automática Allison T280R™ é um dos preferidos para os corredores do sistema BRT (Bus Rapid Transit) e para as linhas alimentadoras na capital Jacarta. Os modelos Allison da Série T são específicos para ônibus de transporte urbano de passageiros
“A parceria entre a Mercedes-Benz e a Allison foi fundamental para que pudéssemos atender a demanda de nossos clientes na Indonésia. Temos alguns projetos em conjunto e o resultado tem sido muito positivo para nós”, afirma Alexandre Lasmar, Gerente de Vendas e Exportações da Mercedes-Benz para Oriente Médio e Norte da África. “Os ônibus que estamos vendendo com transmissões Allison trazem excelentes resultados como conforto e segurança para os motoristas e passageiros e baixa manutenção para os veículos.”
Os chassis OH 1626 estão equipados com transmissões totalmente automáticas Allison de seis marchas, com retarder, que contam com a tecnologia FuelSense® 2.0, para reduzir ainda mais o consumo de combustível do veículo. O Fuel Sense 2.0 é ideal para aplicações urbanas, com muito anda e para, como ônibus, coleta de resíduos, construção e distribuição.
Por meio de uma série de otimizações introduzidas no software da Allison, a tecnologia FuelSense 2.0 usa um algoritmo de aprendizado em tempo real que determina o equilíbrio ideal entre economia de combustível e desempenho.
“Essa é uma venda bastante significativa para a Allison”, diz Evaldo Oliveira, diretor da Allison Transmission para a América do Sul. “Por ser um país extremamente populoso, a Indonésia conta com um serviço de transporte coletivo amplo e bastante eficiente. O mercado total de ônibus do país asiático se aproxima das 2,5 mil unidades anuais, o que nos mostra que ainda temos grandes possibilidades de ampliar nossos negócios com Jacarta – principalmente em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil, que é a líder de vendas naquele mercado.”