MV Agusta Brutale 1000, a definição perfeita de streetfighter

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MV Agusta Brutale 1000
MV Agusta Brutale 1000 RR: design inconfundivelmente italiano (Divulgação)

MV Agusta Brutale 1000

Podemos dizer que, assim como a Lamborghini está para os carros, a MV Agusta está para as motos, uma das mais consagradas marcas do Mundial de Motovelocidade e aproveitando toda a sua vasta experiência e alta tecnologia no desenvolvimento de bólidos de duas rodas, lança a espetacular Brutale 1000 RR, uma supernaked que chega para definir os novos parâmetros da categoria.

Esta versão RR deriva da MV Agusta Brutale 1000 Gold Series apresentada no Salão de Milão de 2018 e muitos dos aspectos desta Brutale 1000 RR vem da F4 1000 com a qual Jordi Torres competiu no World Superbike. A MV Agusta Brutale 1000 RR é uma streetfighter premium, com guidão alto instalado na mesa superior e uma série de equipamentos top de linha e exclusivos para alta performance.  A MV Agusta Brutale 1000 RR custa 13.000 Euros a menos que a Brutale 1000 Gold Series, chegando a 29.990 Euros, mas nem por isso ela é menos exclusiva, pois ostenta tudo que há de melhor em equipamentos e acessórios para torná-la a nova referência da categoria das supernakeds premium.

MV Agusta Brutale 1000
MV Agusta Brutale 1000 RR: nova referência na categoria supernaked (Divulgação)

O motor de quatro cilindros em linha de 998 cm³ passou por uma evolução e agora ele gira até as 14.000 rpm, com pico de potência máxima em 13.000 rpm, o que confirma seu DNA das corridas. Corrente de comando no centro do eixo, válvulas e bielas de titânio e pistões de baixo atrito garantem o perfeito funcionamento para extrair o máximo de potência da usina. O sistema de lubrificação foi todo reprojetado para garantir uma lubrificação perfeita nas fortes acelerações, nas curvas e, principalmente, quando a roda dianteira insiste em sair do chão. Com a lubrificação aprimorada, houve além da redução de atrito, a redução de ruídos mecânicos e uma significante melhora no funcionamento e operação do câmbio.

Novos parâmetros na categoria supernaked de alta performance (Divulgação)

Pensando em diminuir o peso, os engenheiros italianos resolveram retirar o sistema TSS para variar o comprimento dos dutos de admissão conforme o regime de rotações, então reprojetaram uma nova caixa de admissão e um novo sistema de injeção, com dois bicos injetores para cada cilindro para garantir não só uma melhor combustão, mas também menor consumo e menor índice de emissões. São declarados 208 cavalos de potência e mais de 300 km/h de velocidade final.

Leve e ágil para superar a barreira dos 300 km/h: (Divulgação)

O novo sistema de escapamento 4x1x4 é fabricado pela Arrow e confeccionado de tal forma que o torque em baixa fique mais evidente. A eletrônica é de dar inveja às melhores superbikes da atualidade, empregando uma central inercial de seis eixos de última geração para gerenciar o controle de tração de oito níveis e o sistema anti-wheelie, que também podem ser desligados. O pacote eletrônico inclui também quatro modos de pilotagem, Sport, Race, Rain e um personalizado, quick shifter bidirecional e piloto automático.

Carenagem da MV Agusta Brutale 1000
MV Agusta está para as motos assim como a Lamborghini para os carros (Divulgação)

Nos componentes destacam-se as suspensões e o amortecedor de direção Öhlins eletrônicos. O sistema de freios é o melhor da atualidade, com pinças Brembo Stylema assistidas pelo ABS Bosch 9.1 de curvas. Para diminuir o peso ao máximo, uma bateria de lítio equipa a Brutale 1000 RR.

Iluminação Full LED e muita eletrônica embarcada (Divulgação)

O chassi é do tipo misto, possui uma estrutura frontal de tubos de aço e duas placas laterais de alumínio que fixa um braço oscilante monobraço, também de alumínio, cujo eixo pode ser ajustado em altura. Embora o chassi seja muito semelhante ao da F4 1000, diversas modificações foram feitas levando em consideração que a proposta da Brutale 1000 RR é de uma motocicleta muito leve e idealizada para exceder a barreira dos 300 km/h.

MV Agusta Brutale 1000 tem assistência eletrônica para suspensões e freios
Suspensões e freios com assistência eletrônica (Divulgação)

A ergonomia destaca-se pela posição ereta do motociclista, não apenas com o semi-guidão instalado sobre a mesa superior, mas também a nova altura do assento que passa para 845 mm em vez do 830 mm. As pedaleiras são mais baixas e avançadas do que na F4 1000 e ainda são reguláveis.

Pedaleiras reguláveis e quick shifter bidirecional (Divulgação)

O design do body kit é completamente novo e se assemelha muito com a primeira Brutale 750 S de 2003, porém modernizada com iluminação Full LED, setas que desligam automaticamente, controladas pela IMU, bem como o painel TFT de 5” com conexão Bluetooth.

MV Agusta Brutale 1000: tecnologias das corridas
Asas no radiador vem das corridas (Divulgação)

Elementos marcantes no visual são as asas na altura do radiador e as ponteiras de escapamento elevadas, soluções nunca vistas nas naked e que são uma clara alusão à alta performance e às altas velocidades que esta legítima motocicleta italiana pode alcançar.