5 Erros que não devem ser cometidos ao pilotar uma moto
Após ver muitos vídeos no youtube com pessoas pilotando motos, neste vídeo mostraremos vários itens que um piloto de moto deve saber. Aqui você encontra os cinco erros mais comuns que eu sempre encontro nos motoqueiros.
Os 5 erros
- Uso do pedal de arranque – A forma certa de dar o arranque é: pressione lentamente o pedal de arranque até sentir o acoplamento interno com o motor. Somente quando chegar nesse ponto é que você pode aplicar toda a sua força, caso contrário, poderá sofrer um desgaste prematuro do sistema do pedal de arranque.
- Acelerar o motor quando ainda estiver frio – Os motores de moto tem muitas peças móveis que foram desenhadas para trabalhar com folgas de reduzida tolerância. Assim o motor estará trabalhando sob tensão enquanto não tiver chegado a sua temperatura ideal de trabalho. Então só acelere quando o motor estiver quente para evitar desgaste prematuro.
- Primeira marcha em baixa rotação – Engate a primeira marcha em baixa rotação do motor para poupar tanto a caixa de marchas quanto a corrente de transmissão.
- Esticar a passagem da marcha – A mudança retardada da marcha faz com que o motor trave a moto. Isto será problema ao fazer uma curva já que afetará o equilíbrio da moto.
- Uso do acelerador durante as reduções de velocidade – É recomendável a utilização do acelerador durante a mudança de marcha.
Muitos dos erros são técnicos e não de experiência de pilotagem. No fim do vídeo você saberá também a causa de um dos mais misteriosos fenómenos sobre motos: o do desgaste da lateral do pneu. Este desgaste tem a ver, como verá no vídeo, com a inclinação das estradas ou ruas onde a moto costuma trafegar.
Clique aqui para ver o vídeo