Transmissão automática: Veja seu funcionamento em 3D

2399

Transmissão automática

ZF Friedrichshafen AG é um dos maiores produtores mundiais de peças automotivas, especialmente transmissões. Também produz peças para as indústrias naval, aerospacial e ferroviária. Tem 122 unidades em 26 países e 55.000 empregados.

As operações da ZF América do Sul estão situadas em unidades em Sorocaba (SP),onde a mesma produz caixas de câmbio para ônibus, caminhões, máquinas agrícolas, etc.. São Bernardo do Campo (SP), Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina). As Divisões e Unidades de Negócio do grupo que atuam nesta região fabricam transmissões para veículos comerciais; sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio; além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos. A ZF iniciou suas operações na América do Sul em 1958 e o Brasil foi o primeiro país, fora da própria Alemanha, a ter uma fábrica pertencente ao Grupo ZF.

A nova geração de 8 marchas

As leis relativas à emissão de poluentes são cada vez mais rigorosas. Para alcançar a redução necessária do consumo de combustível e emissão de CO2 em todas as classes de automóveis, é preciso motores otimizados e transmissões mais eficientes, como as da segunda geração da 8HP.

Altamente eficiente

A segunda geração otimizada da transmissão automática de 8 marchas 8HP proporciona maior prazer na condução e redução de mais 3% no consumo de combustível. A função opcional start-stop oferece potencial adicional de economia de combustível. As perdas de potência que já eram baixas na 8HP foram reduzidas ainda mais na segunda geração, com foco principal na maior diminuição dos torques de arraste e do giro do motor. Conhecido como “downspeeding”, esse conceito é essencial para tornar os drivelines ainda mais eficazes.

Além da economia de combustível, a transmissão automática de 8 marchas tem desempenho de ponta e auxilia o motorista proporcionando conforto e dinâmica nas trocas de marcha. Os tempos de reação e mudança imperceptíveis reforçam o caráter esportivo da 8HP, que também possibilita operações de mudanças duplas e múltiplas de marcha. A versatilidade do conceito modular atende a todas as exigências: com apenas uma série, a transmissão automática de 8 marchas cobre a ampla faixa de torque entre 220 e 750 Nm. Dependendo da necessidade e finalidade da aplicação, a transmissão básica pode ser modificada: o resultado é uma geração completa de transmissão com diferentes opções de configuração ‒ do acionamento híbrido até a tração nas quatro rodas.