Vendas por marcas em novembro: Renault retoma quarto lugar da Ford

Liderança do T-Cross no segmento aumentou participação da Volkswage

94

Vendas por marcas em novembroVendas por marcas em novembro

Com retração de 4,2% em relação a outubro (devido ao menor número de dias úteis), o mercado de automóveis e comerciais leves fechou novembro com a marca de 230.992 veículos emplacados. Se na relação dos modelos mais vendidos houve bastante movimentação entre os primeiros colocados (veja lista), entre as marcas as novidades foram poucas.

O destaque do mês ficou por conta da Renault, que foi a única do top 5 a vender mais que em outubro, com 21.275 carros (contra 19.847 no mês passado). Foi o suficiente para retomar a quarta posição mensal e deixar a Ford para trás.

VW T-Cross 200 TSI MT - Teste

Na liderança, a GM teve menos carros vendidos no geral, mas manteve sua participação de mercado praticamente inalterada – foi de 17,95% em outubro para 17,91% em novembro. Em segundo lugar, a Volkswagen teve crescimento em market share, saindo de 15,66% para 16,14%. Parte desse resultado pode ser creditado ao T-Cross, que pela primeira vez liderou o segmento de SUVs compactos, superando a marca de 6 mil unidades mensais.

Em terceiro, a Fiat manteve estável sua distância para a VW, com destaque para a terceira posição do Argo no ranking geral, além da dupla liderança de suas picapes (Strada e Toro) entre os comerciais leves.

Fiat Argo Trekking 1.8 AT

Ford, Toyota, Hyundai e Jeep perderam não somente vendas como também participação, enquanto a Honda teve leve acréscimo de market share, na nona colocação. Em décimo, a Nissan tem a posição mais confortável de todo o ranking. As rivais mais próximas, Peugeot e Renault, são cerca de quatro vezes menor que a marca japonesa. No entanto, a Nissan também precisa aumentar sua linha se quiser voltar a brigar com Honda e Jeep pelos lugares mais acima.

Apesar dos esforços em publicidade, a Caoa-Chery ainda não conseguiu superar as marcas do grupo PSA, embora tenha deixado a Mitsubishi para trás em novembro.

Já entre as marcas de luxo, a BMW vem colhendo os frutos do bom desempenho do novo Série 3, superando a Mercedes-Benz e a Audi – esta em compasso de espera do seu best-seller Q3 chegar às lojas em nova geração.

POS.  MARCA NOV. 19 PART.
CHEVROLET 41.357 17,91%
VOLKSWAGEN 37.277 16,14%
FIAT 32.657 14,14%
RENAULT 21.275 9,21%
FORD 19.232 8,33%
TOYOTA 18.313 7,93%
HYUNDAI 16.346 7,08%
JEEP 11.459 4,96%
HONDA 10.799 4,68%
10º NISSAN 8.224 3,56%
11º PEUGEOT 1.940 0,84%
12º CITROËN 1.929 0,84%
13º CAOA-CHERY 1.902 0,82%
14º MITSUBISHI 1.832 0,79%
15º BMW 1.177 0,51%
16º MERCEDES-BENZ 915 0,40%
17º AUDI 817 0,35%
18º VOLVO 754 0,33%
19º KIA 662 0,29%
20º LAND ROVER 419 0,18%

Fonte: Fenabrave