Estratégias para realização de flushing em Compressores de ar rotativos tipo parafusos

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Flushing em Compressores

Algumas situações na operação de compressores de ar rotativos tipo parafusos demandam  serviços de flushing. Podemos mencionar, a título de exemplo:

Figuras 1/2 – Compressores de ar rotativos tipo parafusos

 

  1. Substituição de óleos lubrificantes de base mineral por outros de base mineral (ex. Grupo I por Grupo II); de óleos lubrificantes de base mineral por óleos lubrificantes sintéticos (ex. Grupo I ou Grupo II por PAO); ou quando da substituição de óleos lubrificantes sintéticos por sintéticos de base diferente (ex. PAO por PAG; PAG por PAO);
  2. Remoção de borras, lacas e vernizes depositados sobre as superfícies metálicas lubrificadas (ex: mancais de rolamento, engrenagens, tubulações, cárteres, trocadores de calor);
  3. Início de operação de maquinário após longos períodos de paralisação ou serviços de reparação.
Figuras 3/4 – Borras e vernizes: necessidade de serviço de flushing

A finalidade do serviço de flushing é remover, da forma mais completa possível, o óleo lubrificante anteriormente utilizado ou as borras, vernizes, lacas, material particulado sólido abrasivo etc. depositados nas superfícies metálicas dos elementos de máquina em movimento relativo.   O serviço de flushing pode ser realizado:

  1. No próprio compressor de ar rotativo tipo parafusos;
  2. Nos reservatórios utilizados  no  armazenamento e dispensa de óleo lubrificante  (ex: reservatórios de armazenamento de óleo lubrificante em granel, contentores portáteis);
Figuras 5/6 – Serviços de flushing podem ser feitos em reservatórios utilizados no armazenamento e dispensa de óleo lubrificante
  1. Tubulações e mangueiras utilizadas na condução de lubrificante;
  2. Equipamentos utilizados para tratamento do óleo lubrificante (ex: sistemas móveis de filtração).
Figuras 7/8 – Serviço de flushing em sistema de filtração, tubulações e mangueiras

O uso dos serviços de flushing, qualquer que seja a opção dentre as anteriormente citadas, destina-se a eliminar ou controlar a contaminação (borra, verniz, laca, resíduos de lubrificante anteriormente utilizado, material particulado sólido, água) que possa afetar adversamente o desempenho do óleo lubrificante ou do maquinário.

Figuras 9/10 – O serviço de flushing deverá ser adequado à espécie de contaminante a ser removida

Leia o restante do artigo na revista LUBES EM FOCO – edição 74, apresentada abaixo: