Kawasaki lança a nova Versys-X 300 2020

3828

Versys-X 300 2020Versys-X 300 2020

Kawasaki Versys-X 300 2020 é lançada no Brasil. O modelo pode ser considerado uma trail versátil, luxuosa e com motor bicilíndrico que entrega boas respostas no asfalto.

Contando com a fama das irmãs maiores da linha Adventure/Touring da marca, Versys 650 e Versys 1000, a Versys-X 300 acaba se tornando a porta de entrada para que novos clientes entrem para o mundo Kawasaki no país.

Diga adeus às conhecidas cores Laranja e Verde Kawasaki para a aventureira de 300 cilindradas, pois a nova Versys 300 2020 em sua versão de entrada vem apenas na cor Preta (Metallic Spark Black) e a Versys-X 300 Tourer na cor Metallic Moondust Gray.

Versys X 300 2020 Preta

Versys-X 300 2020 Design

Começando pelo design, a Versys 300 se mostra uma motocicleta chamada de “trail” mas com cara de quem se sai muito melhor no asfalto.

Com linhas bem anguladas, bolha alta, banco em dois níveis e escapamento baixo, ela tem a típica silhueta de uma Crossover, não fosse as rodas raiadas. Aliás, essas rodas são de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.

Versys X 300 2020 Painel

O conjunto ótico frontal é moderno, o motor vem em preto e seu painel é completo, com conta-giros analógico mesclado a uma tela LCD que traz diversas informações, até mesmo indicador de marchas.

Clássico de uma Kawasaki, o visual e estilo agressivo são transmitidos por todas as linhas da Versys 300. Já o que era clássico na versão anterior e em outras motos da fabricante, a cor verde, acabou ficando para traz.

Versys X 300 2020 Tourer

Kawasaki Versys 300 2020 Consumo e motor

A Kawasaki Versys 300 vem equipada com motor de 4 tempos com dois cilindros paralelos, 296 cc e refrigeração líquida que é capaz de gerar a potência máxima de 40 cavalos a 11.500 rpm e tem torque de 2,6 kgf.m aos 10 mil giros.

Entregando o máximo da sua potência só em altos giros (11,5 mil) fica claro que o Off-Road mais pesado não é o melhor para ela, pois isso não é muito bom para controlar a tração da roda traseira em caminhos de terra.

Por outro lado, no asfalto esse motor bicilíndrico se mostra bem eficaz. Equipada com câmbio de seis velocidades e embreagem assistida e deslizante, a Versys-X 300 tem consumo médio na casa dos 24 a 25 km/l no uso misto entre asfalto e terra.

Versys X 300 2020

Versys 300 2020 Especificações

A Kawasaki Versys-X 300 2020 vem equipada com suspensão dianteira feita por garfo telescópico de 41 mm de diâmetro com curso de 130 mm e suspensão traseira com sistema Uni-Trak com 148 mm de curso e mola ajustável.

Nos freios ela traz discos em formato de margarida nas duas rodas, sendo disco de 290 mm e pistão duplo na dianteira e de 220 mm e pistão simples na traseira. Ambos com ABS não comutável (não é possível desligar).

Pesando 173 kg em ordem de marcha e tanque de combustível com capacidade para 17 litros, a altura do assento da Versys 300, 845 mm, fica no padrão desse tipo de motocicleta. A altura mínima do solo, entre o motor e o chão, é de 180 mm (18 cm).

Versys 300 2020

Kawasaki Versys-X 300 2020 Preços e Versões

A Kawasaki Versys-X 300 2020 é oferecida em duas versões, a Standard, que possui visual padrão de uma trail e a Tourer, uma versão que traz diversos itens exclusivos voltados para longas viagens.

As exclusividades e diferenças da Versys-X 300 Tourer são as malas laterias de 17 litros, tubos protetores de motor, cavalete central, protetores de mão, tomada de 12V e até faróis de neblina em LED, todos vindos direto de fábrica.

A Versys-X 300 2020 tem preço sugerido de R$ 23.340,00 e está disponível na cor Preta. Já a Kawasaki Versys-X 300 Tourer tem preço sugerido de R$ 26.490,00 e, além dos itens exclusivos, traz um grafismo mais sofisticado e diferenciado.

Versys-X 300 2020 Tourer Preço

Kawasaki Versys-X 300 2020 Ficha Técnica

 

Motor  4 tempos, 2 cilindros paralelos, refrigeração líquida
Cilindrada  296 cc
Potência Máxima 29,3 kW (40 CV) / 11.500 rpm
Torque Máximo 25,7 N·m (2,6 kgf·m) / 10.000 rpm
Diâmetro x curso  62,0 x 49,0 mm
Taxa de compressão  10,6:1
 Sistema de válvulas  DOHC, 8 válvulas
Sistema de combustível Injeção eletrônica
Ignição  Bateria e bobina (ignição transistorizada)
Partida  Partida elétrica
Lubrificação  Lubrificação forçada (cárter iúmido)
Tipo  Backbone em aço de alta elasticidade
Pneu Dianteiro 100/90-19M/C 57S
Pneu Traseiro 130/80-17M/C 65S
Suspensão Dianteira  Garfo telescópico de 41 mm curso de 130 mm
Suspensão Traseira  Uni-Trak com  pré-carga da mola ajustável curso de 148 mm
Comprimento total  2.170 mm
Largura total  860 mm
Altura total  1.390 mm
Entre eixos  1.450 mm
Altura mínima do solo  180 mm
Altura do assento  845 mm
Peso em ordem de marcha  173 kg
Capacidade do tanque  17 litros