Triumph Tiger 900
Nova Triumph Tiger 900 2020 é flagrada em testes antes de sua apresentação oficial, prevista para acontecer durante o Salão de Milão (EICMA) em novembro desse ano.
A trail de média cilindrada da marca britânica chega trazendo uma renovação profunda, seja em sua mecânica, seja em seu visual. Não será apenas o motor que será novo, mas ajustes nas suspensões, mudanças nos freios e até o característico farol será novo.
A nova Tiger 900 vai chegar ao mercado internacional em 2020 e o modelo já foi visto e fotografado em testes pelas estradas da Espanha, antecipando o Salão.
Nova Triumph Tiger 900 2020
Embora a mídia europeia esteja com suas atenções voltadas especificamente para alguns lançamentos especiais prometidos pela Triumph como a Daytona 765 Limited Edition ou a Triumph Factory Custom, o fato é que a fabricante quis renovar um modelo já consagrado no mercado.
E o que poderia ser apenas um facelift (mudança visual) para sua versão 2020 acabou se tornando um upgrade geral para a Tiger 800, que agora se transforma em 900 para ficar ainda mais competitiva e continuar seu crescimento no mercado mundial, inclusive no Brasil.
Diga adeus ao nome Tiger 800 e bem-vindo ao Tiger 900. De acordo com informações da imprensa britânica, responsável pelas fotos desse flagra, a nova trail aventureira de média cilindrada da marca virá com um motor tricilíndrico de 887 cicilindradas.
Este propulsor é baseado no mesmo usado na Triumph Street Triple (veja mais), porém, com componentes internos revistos e desenvolvidos especificamente para a nova Tiger 900, o que garantirá a fabricante elevar a potência e torque do novo modelo.
Aliás, ainda segundo informações vindas da Europa, a potência da nova Tiger 900 2020 chegará ao menos a 100 cavalos, mas é previsto que passe desse número. A Tiger 800 atual entrega 94 cv de potência máxima.
Nova Tiger 900
Se a nível eletrônico podemos esperar as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela fabricante, como modos de condução e controle de tração com parâmetros voltados ao uso no fora de estrada, na parte ciclística a nova Tiger 900 traz atualizações interessantes.
Começando pelas suspensões da Showa e na cor dourada nessa versão flagrada, que aparentemente podem oferecer um curso maior. Os freios, que são de origem italiana com fornecimento das pinças da Brembo. E chegando até o subquadro, agora aparafusado ao quadro.
Aliás, essa mudança no subquadro aparafusado em vez de soldado, como na Tiger 800, pode parecer irrelevante ao primeiro olhar, mas para quem usar a Tiger 900 no modo mais extremo significa que em caso de queda e danos no subquadro será muito mais fácil substituí-lo.
Triumph Tiger 900 2020
O visual da nova Tiger 900 ficou um pouco mais agressivo e até mais enxuto nessas fotos de testes flagradas. A principal mudança está no característico conjunto ótico frontal e na lanterna traseira.
Podemos observar que para a versão 900 a Tiger ficou com um farol que se parecem “olhos” mais afiados, mais estreitos e menores. Consequentemente essa mudança alterar a percepção de tamanho de todo o conjunto dianteiro, deixando ela com aparência mais leve.
Já na parte traseira sai aquela enorme e também muito característica lanterna de freio integrada a carenagem da rabeta para a chegada de uma pequena peça presa ao suporte de placa, enxugando ainda mais o visual do modelo.
Nova Tiger 900 2020 data de chegada
A nova Tiger 900 2020, conforme informado, será apresentada durante o Salão de Milão em novembro e deverá chegar ao mercado europeu logo em seguida. Para o Brasil ainda não temos informações, mas quem sabe a novidade possa ser ao menos apresentada ainda esse ano.
A Triumph está confirmada em diversos eventos e salões de motocicletas que estão para acontecer nos próximos meses por aqui, então é plausível acreditar que em um deles a marca possa surpreender o público com a apresentação do modelo em nosso mercado.
Uma coisa é clara, a marca está apostando no reforço da sua posição no mercado, tanto mundial como nacional. A nova Tiger 900 seria uma resposta para a novíssima Africa Twin ou até a renovada Tracer 900 GT que chegaram ao Brasil algumas semanas atrás?