FCA quase triplica lucro líquido, apesar de vendas menores no semestre

Ganhos da montadora atingem os € 5,2 bilhões contra € 1,7 bi de mesmo período de 2018

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FCA anuncia mudanças em sua diretoria na América Latina
FCA anuncia mudanças em sua diretoria na América Latina

Fiat Chrysler Automobiles

FCA (Fiat Chrysler Automobiles) reportou lucro líquido quase três vezes maior no primeiro semestre ao atingir € 5,27 bilhões no período, segundo balanço financeiro divulgado na quarta-feira, 31. O relatório mostra que em igual intervalo de 2018 o grupo havia registrado lucro de € 1,77 bi — naquela ocasião em meio ao luto após a perda de seu CEO global, Sergio Marchionne, que faleceu em 25 de julho.

O Ebit ajustado (lucro antes de impostos e despesas financeiras) recuou 14,5%, para € 2,59 bilhões. A FCA reporta custos menores com pesquisa e desenvolvimento nesta primeira metade do ano: o valor foi 5,8% menor, para € 1,45 bilhão.

No primeiro semestre deste ano, as vendas da companhia caíram 12,4% na comparação anual, para pouco mais de 2,1 milhões de unidades entregues em todo o mundo, resultando em um faturamento 4% menor, de € 51,2 bilhões. O resultado, segundo a empresa, é atribuído às vendas menores na América do Norte (-12,9%), EMEA (Europa, Oriente Médio e África, -11,1%) e também da Maserati (-43,6%).

Na América Latina

Na América Latina, o volume de vendas ficou 5% menor com relação à primeira metade de 2018, ao emplacar 268 mil unidades, tendo o incremento das vendas no Brasil compensado a contínua queda do mercado argentino. Com isso, o faturamento na região ficou quase estável, com leve queda de 4%, para € 3,98 bilhões. O Ebit ajustado para a região (lucro operacional antes de juros e impostos ajustado) aumentou 22,9%, para € 215 milhões.

A FCA disse que já trabalha na recuperação de áreas de negócios que estão em retração, como a Maserati, onde foi reforçada a equipe de liderança, e a região da Europa (EMEA), cujo objetivo é aumentar as margens por meio de ações de reestruturação, melhor gerenciamento do mix de canais e estratégias de produtos direcionados.