1º semestre em alta
O mercado brasileiro encerrou o 1º semestre em alta. Foram comercializados 1.065.888 automóveis e 183.011 comerciais leves entre janeiro e junho, 10,81% a mais em relação ao mesmo período de 2018. Neste cenário positivo, vários modelos se destacaram – outros, nem tanto.
Sem sofrer qualquer mínima ameaça, o Chevrolet Onix (116.906) conquistou quase 27,3 mil consumidores a mais do que há um ano, e isto às vésperas do lançamento de uma nova geração. Separados por pouco mais de 2 mil unidades, número similar ao de 2018, Hyundai HB20 (52.995) e Ford Ka (50.647) registraram, somados, quase 13,3 mil unidades a menos do que o líder.
Nº 1 entre os sedãs, o Chevrolet Prisma (40.846) subiu da sexta para a quarta posição sob forte pressão do Renault Kwid (40.520), em alta de quase 37%. O VW Gol (38.303), quinto no 1º semestre do ano passado, perdeu uma posição e viu a aproximação perigosa do Fiat Argo (36.211).
Veio da Jeep o destaque do top 10: com incremento superior a 54%, o Renegade (33.0418) subiu da 15ª para a 8ª posição, à frente do VW Polo (32.025), que perdeu fôlego. A Jeep ainda emplacou o Compass (28.033) entre os preferidos. Fora do pelotão de cima, o Toyota Corolla (26.084) foi o único sedã médio do top 25.
No segmento mais aquecido do mercado, o Nissan Kicks (25.826) ficou à frente do Hyundai Creta (24.247), líder geral no ano passado. Prestes a receber uma reestilização, o Renault Sandero (22.366) foi o modelo que mais perdeu espaço dentro do top 30 (-10,9%), caindo da 11ª para a 17ª colocação. Nada comparável, no entanto, ao Toyota Etios Sedan (6.171), que despencou da 24ª para a 44ª posição.
O veterano Fiat Uno (9.572), embora numa modesta 33ª posição, mais do que dobrou os números de 2018. Estreantes no top 50 em 2019, os Toyota Yaris Hatch (18.046) e Sedan (14.751), além do VW T-Cross (7.967) e do Citroën C4 Cactus (7.754), fizeram sumir do ranking os compactos Ford Fiesta (já descontinuado), Nissan March e Citroën C3, além de SUVs como Hyundai ix35 e Kia Sportage.
POS. | MODELO | 1º SEM. 2019 | 1º SEM. 2018 | % VAR. 2019/2018 | POS. 2019 | POS. 2018 | VARIAÇÃO POSIÇÃO |
1º | CHEVROLET ONIX | 116.906 | 89.620 | 30,45% | 1º | 1º | = |
2º | HYUNDAI HB20 | 52.995 | 50.419 | 5,11% | 2º | 2º | = |
3º | FORD KA | 50.647 | 48.262 | 4,94% | 3º | 3º | = |
4º | CHEVROLET PRISMA | 40.846 | 32.015 | 27,58% | 4º | 6º | 2 |
5º | RENAULT KWID | 40.520 | 29.678 | 36,53% | 5º | 7º | 2 |
6º | VW GOL | 38.303 | 32.512 | 17,81% | 6º | 5º | -1 |
7º | FIAT ARGO | 36.211 | 27.983 | 29,40% | 7º | 10º | 3 |
8º | JEEP RENEGADE | 33.048 | 21.430 | 54,21% | 8º | 15º | 7 |
9º | VW POLO | 32.025 | 34.138 | -6,19% | 9º | 4º | -5 |
10º | JEEP COMPASS | 28.033 | 28.194 | -0,57% | 10º | 9º | -1 |
11º | FIAT MOBI | 26.375 | 24.997 | 5,51% | 11º | 12º | 1 |
12º | TOYOTA COROLLA | 26.084 | 28.554 | -8,65% | 12º | 8º | -4 |
13º | NISSAN KICKS | 25.826 | 21.837 | 18,27% | 13º | 14º | 1 |
14º | HYUNDAI CRETA | 24.247 | 20.152 | 20,32% | 14º | 16º | 2 |
15º | HONDA HR-V | 23.696 | 23.149 | 2,36% | 15º | 13º | -2 |
16º | FORD KA SEDAN | 22.886 | 16.937 | 35,12% | 16º | 19º | 3 |
17º | RENAULT SANDERO | 22.366 | 25.093 | -10,87% | 17º | 11º | -6 |
18º | VW VIRTUS | 21.965 | 16.937 | 29,69% | 18º | 20º | 2 |
19º | VW FOX/CROSS FOX | 20.806 | 18.727 | 11,10% | 19º | 18º | -1 |
20º | TOYOTA YARIS HATCH | 18.046 | 214 | – | 20º | – | NOVO |
21º | HYUNDAI HB20S | 15.835 | 15.446 | 2,52% | 21º | 22º | 1 |
22º | FORD ECOSPORT | 15.433 | 15.988 | -3,47% | 22º | 21º | -1 |
23º | VW VOYAGE | 15.368 | 15.282 | 0,56% | 23º | 23º | = |
24º | TOYOTA YARIS SEDAN | 14.751 | 15 | – | 24º | – | NOVO |
25º | RENAULT CAPTUR | 13.783 | 9.342 | 47,54% | 25º | 34º | 9 |
26º | HONDA CIVIC | 13.584 | 13.142 | 3,36% | 26º | 27º | 1 |
27º | HONDA FIT | 13.193 | 13.832 | -4,62% | 27º | 25º | -2 |
28º | RENAULT DUSTER | 13.012 | 8.402 | 54,87% | 28º | 37º | 9 |
29º | RENAULT LOGAN | 12.698 | 10.098 | 25,75% | 29º | 30º | 1 |
30º | CHEVROLET SPIN | 12.373 | 9.817 | 26,04% | 30º | 31º | 1 |
31º | FIAT CRONOS | 10.991 | 11.185 | -1,73% | 31º | 29º | -2 |
32º | NISSAN VERSA | 10.107 | 12.907 | -21,69% | 32º | 28º | -4 |
33º | FIAT UNO | 9.572 | 4.761 | 101,05% | 33º | 43º | 10 |
34º | FIAT SIENA | 9.177 | 8.545 | 7,40% | 34º | 36º | 2 |
35º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 8.979 | 9.705 | -7,48% | 35º | 33º | -2 |
36º | TOYOTA ETIOS HATCH | 8.959 | 19.509 | -54,08% | 36º | 17º | -19 |
37º | CHEVROLET TRACKER | 8.685 | 13.440 | -35,38% | 37º | 26º | -11 |
38º | VW T-CROSS | 7.967 | 0 | – | 38º | – | NOVO |
39º | HONDA CITY | 7.836 | 6.335 | 23,69% | 39º | 41º | 2 |
40º | CITROËN C4 CACTUS | 7.754 | 25 | – | 40º | – | NOVO |
41º | CHEVROLET COBALT | 6.704 | 8.309 | -19,32% | 41º | 38º | -3 |
42º | TOYOTA HILUX SW4 | 6.664 | 6.142 | 8,50% | 42º | 42º | = |
43º | VW UP | 6.195 | 9.797 | -36,77% | 43º | 32º | -11 |
44º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 6.171 | 14.927 | -58,66% | 44º | 24º | -20 |
45º | VW JETTA | 5.833 | 2.279 | 155,95% | 45º | – | – |
46º | HONDA WR-V | 5.771 | 7.975 | -27,64% | 46º | 39º | -7 |
47º | VW TIGUAN | 5.590 | 1.201 | 365,45% | 47º | – | – |
48º | PEUGEOT 2008 | 3.942 | 4.229 | -6,79% | 48º | 45º | -3 |
49º | PEUGEOT 208 | 3.148 | 3.994 | -21,18% | 49º | 46º | -3 |
50º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 3.035 | 502 | 504,58% | 50º | – | – |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL AUTOS | 1.065.888 | 958.375 | 11,22% |
COMERCIAIS LEVES
Nas sete primeiras posições, uma única alteração no ranking em relação a 2018: em queda de quase 14,5%, a VW Saveiro (18.989) foi superada pela Toyota Hilux (19.810). A dupla da Fiat, Strada (36.310) e Toro (28.599), não teve concorrência. Confortável na quinta posição apesar de perder espaço, a Chevrolet S10 foi a preferida por 14.114 consumidores.
A briga pelo sexto lugar foi extremamente acirrada, com a Ford Ranger à frente da VW Amarok por cerca de 300 unidades (9.740 x 9.433). O destaque deste 1º semestre no pelotão de cima coube à Fiat Fiorino (7.554), em alta de quase 35%. Pelo lado negativo, a Renault Duster Oroch (6.034) perdeu duas posições.
POS. | MODELO | 1º SEM. 2019 | 1º SEM. 2018 | % VAR. 2019/2018 | POS. 2019 | POS. 2018 | VARIAÇÃO POSIÇÃO |
1º | FIAT STRADA | 36.310 | 32.512 | 11,68% | 1º | 1º | = |
2º | FIAT TORO | 28.599 | 26.062 | 9,73% | 2º | 2º | = |
3º | TOYOTA HILUX | 19.810 | 17.442 | 13,58% | 3º | 4º | 1 |
4º | VW SAVEIRO | 18.989 | 22.196 | -14,45% | 4º | 3º | -1 |
5º | CHEVROLET S10 | 14.114 | 15.486 | -8,86% | 5º | 5º | = |
6º | FORD RANGER | 9.740 | 8.532 | 14,16% | 6º | 6º | = |
7º | VW AMAROK | 9.433 | 7.959 | 18,52% | 7º | 7º | = |
8º | FIAT FIORINO | 7.554 | 5.608 | 34,70% | 8º | 9º | 1 |
9º | CHEVROLET MONTANA | 6.407 | 5.205 | 23,09% | 9º | 11º | 2 |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 6.034 | 6.459 | -6,58% | 10º | 8º | -2 |
11º | MITSUBISHI L200 | 4.867 | 5.275 | -7,73% | 11º | 10º | -1 |
12º | RENAULT MASTER | 4.315 | 3.349 | 28,84% | 12º | 13º | 1 |
13º | NISSAN FRONTIER | 3.837 | 3.441 | 11,51% | 13º | 12º | -1 |
14º | FIAT DUCATO | 2.319 | 687 | 237,55% | 14º | 18º | 4 |
15º | VW EXPRESS | 1.551 | 56 | 2669,64% | 15º | 27º | 12 |
16º | HYUNDAI HR | 1.262 | 2.594 | -51,35% | 16º | 14º | -2 |
17º | KIA K2500 | 1.208 | 923 | 30,88% | 17º | 16º | -1 |
18º | PEUGEOT PARTNER | 983 | 609 | 61,41% | 18º | 19º | 1 |
19º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 982 | 478 | 105,44% | 19º | 21º | 2 |
20º | PEUGEOT EXPERT | 953 | 404 | 135,89% | 20º | 22º | 2 |
21º | CITROËN JUMPY | 904 | 580 | 55,86% | 21º | 20º | -1 |
22º | IVECO DAILY 3514 | 873 | 1.023 | -14,66% | 22º | 15º | -7 |
23º | IVECO DAILY 30S13 | 401 | 5 | 7920,00% | 23º | 45º | 22 |
24º | RAM 2500 | 333 | 252 | 32,14% | 24º | 23º | -1 |
25º | CITROËN BERLINGO | 216 | 11 | 1863,64% | 25º | 39º | 14 |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 154 | 207 | -25,60% | 26º | 24º | -2 |
27º | PEUGEOT BOXER | 140 | 3 | 4566,67% | 27º | – | – |
28º | IVECO DAILY | 107 | 52 | 105,77% | 28º | 28º | = |
29º | CITROËN JUMPER | 92 | 22 | 318,18% | 29º | 32º | 3 |
30º | JAC V260 | 88 | 85 | 3,53% | 30º | – | – |
31º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 81 | 95 | -14,74% | 31º | 25º | -6 |
32º | IVECO DAILY 5516 | 76 | 29 | 162,07% | 32º | 31º | -1 |
33º | EFFA K01 | 60 | 47 | 27,66% | 33º | 30º | -3 |
34º | FOTON AUMARK 1039 | 37 | 1 | 3600,00% | 34º | – | – |
35º | RENAULT KANGOO | 34 | 816 | -95,83% | 35º | 17º | -18 |
36º | EFFA K02 | 23 | 14 | 64,29% | 36º | 36º | = |
37º | EFFA V21 | 20 | 19 | 5,26% | 37º | 33º | -4 |
38º | TOYOTA BANDEIRANTE | 13 | 14 | -7,14% | 38º | 38º | = |
39º | VW KOMBI | 10 | 5 | 100,00% | 39º | 47º | 8 |
40º | EFFA V22 | 9 | 11 | -18,18% | 40º | 40º | = |
41º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 7 | 6 | 16,67% | 41º | 42º | 1 |
42º | FIAT UNO | 5 | 0 | – | 42º | – | – |
43º | WILLYS OVERLAND | 5 | 1 | 400,00% | 43º | – | – |
44º | AGRALE MARRUÁ | 4 | 2 | 100,00% | 44º | – | – |
45º | HAFEI RUIYI | 4 | 2 | 100,00% | 45º | – | – |
46º | FOTON AUMARK 3.5 – 14DT | 3 | 18 | -83,33% | 46º | 34º | -12 |
47º | JAC T140 | 3 | 0 | – | 47º | – | – |
48º | MERCEDES-BENZ VITO | 3 | 48 | -93,75% | 48º | 29º | -19 |
49º | FIAT DOBLÒ | 2 | 5 | -60,00% | 49º | 43º | -6 |
50º | FORD COURIER | 2 | 0 | – | 50º | – | – |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL COMERCIAIS | 183.011 | 168.677 | 8,50% |
Fonte: Fenabrave