Vendas de maio
Com 22.279 unidades, o Chevrolet Onix liderou com folga mais uma vez o mercado nacional e chegou a oito meses seguidos acima das 18 mil unidades. O resultado foi superior em quase 2,7 mil unidades à soma do Hyundai HB20 (10.111) e do Ford Ka (9.484), em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Acima dos 8 mil emplacamentos cada, Renault Kwid (8.661) e VW Gol (8.317) também se destacaram, com avanço de mais de 15% nas últimas semanas.
Com crescimento superior a 40%, o VW Virtus superou a barreira das 5 mil unidades (5.015) e se aproximou das 10 primeiras posições após os últimos meses discretos. Destaque de abril, o Ford Ka Sedan (4.200) foi quem mais perdeu espaço no período (-25,1%).
O Toyota Yaris Sedan (2.256), também em baixa, recuou em mais de 1/3 os números de emplacamentos do mês anterior. Menções positivas vão para o Hyundai HB20S (3.724), de volta ao top 20; para o Honda Civic, se aproximando das 3 mil unidades (2.954); e para o Caoa Chery Tiggo 5X (698), que ficou à frente do Peugeot 2008 (660).
Em seu primeiro mês cheio de loja, o novato VW T-Cross superou a barreira das 3 mil unidades (3.003) e superou o veterano Ford Ecosport (2.716), embora ainda tenha ficado a uma distância razoável dos SUVs mais vendidos – mais próximo, o Honda HR-V emplacou 1,1 mil a mais (4.155).
Vendas de maio
POS. | MODELO | MAI 19 | % TOTAL | ABR 19 | % TOTAL | % VAR. MAI/ABR | POS. ABR |
1º | CHEVROLET ONIX | 22.279 | 11,21% | 19.619 | 10,38% | 13,56% | 1º |
2º | HYUNDAI HB20 | 10.111 | 5,09% | 10.386 | 5,49% | -2,65% | 2º |
3º | FORD KA | 9.484 | 4,77% | 8.772 | 4,64% | 8,12% | 3º |
4º | RENAULT KWID | 8.661 | 4,36% | 7.319 | 3,87% | 18,34% | 4º |
5º | VW GOL | 8.317 | 4,18% | 7.180 | 3,80% | 15,84% | 5º |
6º | CHEVROLET PRISMA | 7.509 | 3,78% | 6.726 | 3,56% | 11,64% | 7º |
7º | VW POLO | 6.199 | 3,12% | 5.073 | 2,68% | 22,20% | 10º |
8º | JEEP RENEGADE | 5.754 | 2,89% | 5.714 | 3,02% | 0,70% | 8º |
9º | FIAT ARGO | 5.599 | 2,82% | 6.839 | 3,62% | -18,13% | 6º |
10º | TOYOTA COROLLA | 5.182 | 2,61% | 4.667 | 2,47% | 11,03% | 12º |
11º | FIAT MOBI | 5.160 | 2,60% | 4.179 | 2,21% | 23,47% | 14º |
12º | JEEP COMPASS | 5.071 | 2,55% | 4.930 | 2,61% | 2,86% | 11º |
13º | VW VIRTUS | 5.015 | 2,52% | 3.466 | 1,83% | 44,69% | 19º |
14º | NISSAN KICKS | 4.520 | 2,27% | 4.121 | 2,18% | 9,68% | 15º |
15º | HYUNDAI CRETA | 4.212 | 2,12% | 4.387 | 2,32% | -3,99% | 13º |
16º | FORD KA SEDAN | 4.200 | 2,11% | 5.610 | 2,97% | -25,13% | 9º |
17º | HONDA HR-V | 4.155 | 2,09% | 3.927 | 2,08% | 5,81% | 17º |
18º | RENAULT SANDERO | 3.834 | 1,93% | 3.937 | 2,08% | -2,62% | 16º |
19º | HYUNDAI HB20S | 3.724 | 1,87% | 3.116 | 1,65% | 19,51% | 22º |
20º | VW FOX/CROSS FOX | 3.330 | 1,68% | 3.501 | 1,85% | -4,88% | 18º |
21º | TOYOTA YARIS HATCH | 3.222 | 1,62% | 3.162 | 1,67% | 1,90% | 21º |
22º | VW VOYAGE | 3.170 | 1,59% | 2.945 | 1,56% | 7,64% | 23º |
23º | VW T-CROSS | 3.003 | 1,51% | 1.859 | 0,98% | 61,54% | 33º |
24º | HONDA CIVIC | 2.954 | 1,49% | 2.201 | 1,16% | 34,21% | 28º |
25º | FORD ECOSPORT | 2.716 | 1,37% | 2.716 | 1,44% | 0,00% | 24º |
26º | CHEVROLET SPIN | 2.701 | 1,36% | 2.210 | 1,17% | 22,22% | 27º |
27º | RENAULT DUSTER | 2.490 | 1,25% | 2.015 | 1,07% | 23,57% | 29º |
28º | HONDA FIT | 2.317 | 1,17% | 2.441 | 1,29% | -5,08% | 25º |
29º | RENAULT LOGAN | 2.273 | 1,14% | 2.275 | 1,20% | -0,09% | 26º |
30º | TOYOTA YARIS SEDAN | 2.256 | 1,13% | 3.459 | 1,83% | -34,78% | 20º |
31º | FIAT CRONOS | 2.059 | 1,04% | 1.897 | 1,00% | 8,54% | 30º |
32º | RENAULT CAPTUR | 1.841 | 0,93% | 1.871 | 0,99% | -1,60% | 31º |
33º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1.762 | 0,89% | 1.797 | 0,95% | -1,95% | 34º |
34º | NISSAN VERSA | 1.712 | 0,86% | 1.294 | 0,68% | 32,30% | 41º |
35º | FIAT UNO | 1.666 | 0,84% | 1.435 | 0,76% | 16,10% | 39º |
36º | FIAT SIENA | 1.652 | 0,83% | 1.496 | 0,79% | 10,43% | 37º |
37º | CITROËN C4 CACTUS | 1.484 | 0,75% | 1.502 | 0,79% | -1,20% | 36º |
38º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.470 | 0,74% | 1.705 | 0,90% | -13,78% | 35º |
39º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 1.394 | 0,70% | 1.223 | 0,65% | 13,98% | 43º |
40º | HONDA CITY | 1.360 | 0,68% | 1.456 | 0,77% | -6,59% | 38º |
41º | VW TIGUAN | 1.269 | 0,64% | 1.324 | 0,70% | -4,15% | 40º |
42º | TOYOTA HILUX SW4 | 1.266 | 0,64% | 1.211 | 0,64% | 4,54% | 44º |
43º | VW UP | 1.139 | 0,57% | 1.089 | 0,58% | 4,59% | 45º |
44º | HONDA WR-V | 1.092 | 0,55% | 948 | 0,50% | 15,19% | 46º |
45º | CHEVROLET TRACKER | 1.031 | 0,52% | 1.865 | 0,99% | -44,72% | 32º |
46º | CHEVROLET COBALT | 895 | 0,45% | 1.290 | 0,68% | -30,62% | 42º |
47º | VW JETTA | 829 | 0,42% | 830 | 0,44% | -0,12% | 47º |
48º | CHERY TIGGO 5X | 698 | 0,35% | 538 | 0,28% | 29,74% | – |
49º | PEUGEOT 2008 | 660 | 0,33% | 814 | 0,43% | -18,92% | 49º |
50º | PEUGEOT 208 | 520 | 0,26% | 518 | 0,27% | 0,39% | – |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL AUTOS | 198.779 | 100,00% | 189.087 | 100,00% | 5,13% |
COMERCIAIS LEVES
Com a dupla da Fiat, Strada (7.136) e Toro (5.853), se aproximando dos 13 mil emplacamentos, a novidade do mês foi a volta da VW Saveiro ao pódio graças à queda da Toyota Hilux (-4,45%) – a diferença entre as duas, no entanto, foi de apenas 12 unidades (3.687 x 3.675).
Em quinto, a Chevrolet S10 (2.997) cresceu mais de 30% e abriu 1,1 mil unidades de vantagem sobre a Ford Ranger (1.892), que vinha atrás da VW Amarok (1.750) nos últimos meses – Amarok e Hilux, aliás, foram as únicas do top 10 a venderem menos do que em abril. Separadas por apenas 4 unidades, Chevrolet Montana (1.270) e Fiat Fiorino (1.266) vieram na sequência.
POS. | MODELO | MAI 19 | % TOTAL | ABR 19 | % TOTAL | % VAR. MAI/ABR | POS. ABR |
1º | FIAT STRADA | 7.136 | 20,16% | 6.128 | 19,02% | 16,45% | 1º |
2º | FIAT TORO | 5.853 | 16,54% | 5.478 | 17,00% | 6,85% | 2º |
3º | VW SAVEIRO | 3.687 | 10,42% | 3.341 | 10,37% | 10,36% | 4º |
4º | TOYOTA HILUX | 3.675 | 10,38% | 3.846 | 11,94% | -4,45% | 3º |
5º | CHEVROLET S10 | 2.997 | 8,47% | 2.292 | 7,11% | 30,76% | 5º |
6º | FORD RANGER | 1.892 | 5,35% | 1.704 | 5,29% | 11,03% | 7º |
7º | VW AMAROK | 1.750 | 4,94% | 1.848 | 5,74% | -5,30% | 6º |
8º | CHEVROLET MONTANA | 1.270 | 3,59% | 1.122 | 3,48% | 13,19% | 8º |
9º | FIAT FIORINO | 1.266 | 3,58% | 992 | 3,08% | 27,62% | 10º |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.084 | 3,06% | 1.022 | 3,17% | 6,07% | 9º |
11º | RENAULT MASTER | 775 | 2,19% | 753 | 2,34% | 2,92% | 12º |
12º | MITSUBISHI L200 | 718 | 2,03% | 832 | 2,58% | -13,70% | 11º |
13º | NISSAN FRONTIER | 586 | 1,66% | 630 | 1,96% | -6,98% | 13º |
14º | FIAT DUCATO | 447 | 1,26% | 358 | 1,11% | 24,86% | 14º |
15º | VW EXPRESS | 329 | 0,93% | 279 | 0,87% | 17,92% | 15º |
16º | HYUNDAI HR | 315 | 0,89% | 166 | 0,52% | 89,76% | 20º |
17º | KIA K2500 | 290 | 0,82% | 174 | 0,54% | 66,67% | 19º |
18º | PEUGEOT EXPERT | 247 | 0,70% | 183 | 0,57% | 34,97% | 18º |
19º | CITROËN JUMPY | 195 | 0,55% | 189 | 0,59% | 3,17% | 17º |
20º | IVECO DAILY 35S14 | 192 | 0,54% | 149 | 0,46% | 28,86% | 22º |
21º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 146 | 0,41% | 214 | 0,66% | -31,78% | 16º |
22º | PEUGEOT PARTNER | 130 | 0,37% | 158 | 0,49% | -17,72% | 21º |
23º | IVECO DAILY 30S13 | 80 | 0,23% | 96 | 0,30% | -16,67% | 23º |
24º | RAM 2500 | 57 | 0,16% | 59 | 0,18% | -3,39% | 24º |
25º | CITROËN BERLINGO | 51 | 0,14% | 37 | 0,11% | 37,84% | 26º |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 40 | 0,11% | 15 | 0,05% | 166,67% | 30º |
27º | PEUGEOT BOXER | 31 | 0,09% | 22 | 0,07% | 40,91% | 27º |
28º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 29 | 0,08% | 19 | 0,06% | 52,63% | 28º |
29º | IVECO DAILY | 26 | 0,07% | 15 | 0,05% | 73,33% | 29º |
30º | IVECO DAILY 5516 | 26 | 0,07% | 10 | 0,03% | 160,00% | 33º |
31º | JAC V260 | 14 | 0,04% | 11 | 0,03% | 27,27% | 32º |
32º | CITROËN JUMPER | 13 | 0,04% | 39 | 0,12% | -66,67% | 25º |
33º | EFFA K01 | 9 | 0,03% | 7 | 0,02% | 28,57% | 34º |
34º | FOTON AUMARK 1039 | 8 | 0,02% | 11 | 0,03% | -27,27% | 31º |
35º | EFFA K02 | 6 | 0,02% | 3 | 0,01% | 100,00% | 36º |
36º | EFFA V21 | 5 | 0,01% | 1 | 0,00% | 400,00% | 41º |
37º | TOYOTA BANDEIRANTE | 4 | 0,01% | 1 | 0,00% | 300,00% | 47º |
38º | CHEVROLET D10 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
39º | ENGESA EE34 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
40º | FIAT DOBLÒ | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% | 40º |
41º | FORD COURIER | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% | 42º |
42º | FORD F250 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
43º | FORD F75 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
44º | GM CHEVROLET | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
45º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
46º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 413 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
47º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | -50,00% | 38º |
48º | MERCEDES-BENZ VITO | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
49º | NISSAN D21 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | – | – |
50º | RENAULT KANGOO | 1 | 0,00% | 5 | 0,02% | -80,00% | 35º |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL COMERCIAIS | 35.394 | 100,00% | 32.221 | 100,00% | 9,85% |
Fonte: Fenabrave