Ducati Panigale V4R
Nova Ducati Panigale V4R, modelo que equipa o motor mais potente já produzido em linha pela marca italiana e traz até “asas” de fábrica, começa a ser vendida no Brasil.
A superesportiva trata-se de uma moto desenvolvida para homologação no Campeonato Mundial de Superbike e MotoGP que pode rodar nas ruas. Porém, é na pista que ela se dá melhor e que os pilotos poderão usufruir de tudo que seu preço entrega.
Aliás, aqui no Brasil a moto que pode chegar aos 234 cavalos tem previsão de entrega para outubro desse ano e tem preço sugerido de R$ 250.000,00, podendo ser reservada com uma entrada de R$ 50.000,00.
Nova Ducati Panigale V4R no Brasil
A nova Ducati Panigale V4R pode ser considerada praticamente um protótipo da MotoGP, mas que pode andar nas ruas.
Seu motor é um Desmosdici Stradale R, derivado do MotoGP, que foi reajustado das 1.103 cilindradas para 998 cc. Sua potência máxima é de 221 cv a 15.500 rpm na configuração “padrão”.
Caso o proprietário queira um pouco mais de potência – estamos falando de 13 cavalos a mais – é possível adquirir a versão com escapamento exclusivo Ducati Performance desenvolvido pela conhecida Akrapovic, levando a Panigale V4R aos 231 cv.
Comprovando que o modelo é uma versão do MotoGP que pode rodar nas ruas, a novidade traz até as “asas” em sua carenagem. A peça, presente dos dois lados da carenagem frontal, foi desenvolvida para melhorar o desempenho aerodinâmico da motocicleta nas pistas.
Podendo chegar a mais de 11 quilos de torque (11,5 kgf.m) a Panigale V4R pesa apenas 172 kg. Para chegar nesse número a Ducati implementou tanque de combustível, quadro e até conjunto de suspensão em alumínio, além de diversas peças em fibra de carbono.
O resultado foi uma superesportiva com relação peso/potência brutal! São impressionantes 0,7 kg/cv. Ou seja, são menos de 1 kg para cada cavalo “empurrar”, deixando potência de sobra para o piloto usufruir na pista.
Ducati Panigale V4R
Na parte eletrônica a Panigale V4R traz um pacote completo. Começando pelos modos de pilotagem, são 3: Race, Sport e Street.
O modelo equipa uma central eletrônica inercial, conhecida com IMU, com 6 eixos e oferece ao piloto controle tração, controle de deslize lateral, controle anti-empiadas e auxílio para largadas, além de quickshifter para subidas e descidas de marchas.
Um completo painel de TFT com 5 polegadas traz todas as informações básicas, além de contador de voltas e diversos serviços de diagnósticos e informações comuns em motos desenvolvidas para as pistas.
Ducati PanigaleV4R Preço no Brasil
Conforme informado no início da matéria, a nova Ducati Panigale V4R já pode ser reservada com uma entrada de R$ 50.000,00 com entrega prevista para outubro desse ano. O preço total sugerido é partindo de R$ 250.000,00.
Entre outras especificações, o modelo oferece:
- Motor Desmosedici Stradale V4 a 90°, 998 cm³, 221 cv a 15.250 rpm
- Virabrequim de aço forjado com curso reduzido
- Pistões moldados em alumínio
- Bielas e válvulas de admissão de titânio
- Filtro de ar Sprintfilter P08 com alta permeabilidade
- Embreagem a seco STM EVO-SBK
- Garfo dianteiro Öhlins NPX 25-30 pressurizado com ajuste manual
- Amortecedor Öhlins TTX36 com ajuste manual
- Amortecedor de direção Öhlins com ajuste manual
- Monobraço oscilante em alumínio com altura ajustável em 4 posições
- Rodas de alumínio Marchesini
- Freios com pinças monobloco Brembo Stylema®
- Tanque de alumínio de 16 litros com layout de corrida
- Cornering Bosch EVO; Controle de tração Ducati (DTC) EVO; Ducati Slide Control (DSC); Ducati Wheelie Control (DWC) EVO; Ducati Power Launch (DPL); Ducati Quick Shift para cima / baixo (DQS) EVO; Controle do Freio do Motor (EBC) EVO
- Pit Limiter e Lap Timer EVO
- Ducati Data Analyzer (DDA +) com módulo GPS