Robôs trabalham como manobristas em aeroporto

155

Robôs trabalham como manobristasRobôs trabalham como manobristas

A empresa de robótica Stanley Robotics colocou sua frota de robôs manobristas para trabalhar no aeroporto francês Lyon-Saint Exupéry nesta semana. As máquinas autônomas são retangulares, com tamanho semelhante ao de um SUV, e funcionam como empilhadeiras que levantam carros pelas rodas e os transportam para vagas especiais. Existem 500 vagas para o serviço, mas a empresa pretende ampliar para 6 mil em breve.

De acordo com o site oficial do projeto, a entrega e a retirada de carros são automatizadas. A pessoa que deseja usufruir do serviço estaciona em uma garagem especial e não precisa mais se preocupar com o destino do carro; quando o proprietário do veículo volta da viagem, o automóvel é devolvido. Isso é possível graças ao sistema dos manobristas, que possui acesso aos dados da viagem.

A Stanley Robotics produziu um vídeo de divulgação que mostra o trabalho dos robozinhos:

 

Tecnologia de carros autônomos

Também conhecido como Stan, o aparelho possui a mesma tecnologia de carros autônomos, então consegue reagir a qualquer coisa que entre em seu caminho. Apesar dessa qualidade, por enquanto os trabalhadores metálicos serão supervisionados por humanos para garantir que nenhum acidente ocorra. Os desenvolvedores já realizaram testes nos aeroportos Düsseldorf, na Alemanha, e Paris-Charles de Gaulle, também na França, mas ainda não existe previsão para que os Stans comecem a operar oficialmente.

Fonte: Divulgação/ Stanley Robotics

Você confiaria em um robô, que parece ter saído do filme “Wall-E”, para estacionar seu carro? O preço de uma semana desse serviço é US$ 63, cerca de R$ 240.

FONTE(S)