Yamaha MT-03
Líder de vendas na categoria, Yamaha lança nova MT-03 em sua versão 2020 com uma nova combinação de cor especial e mudanças estéticas.
Chegando ao mercado nacional em 2016, a MT-03 se tornou líder do segmento Naked de entrada e vem se mantendo uma das principais opções quando se trata de design agressivo, esportividade e estilo.
Veja a seguir tudo que a fabricante destaca sobre sua versão 2020 que como a própria Yamaha informa “chegou atrevidamente monstra”.
Yamaha MT-03 – 2020
A principal mudança da nova Yamaha MT-30 2020 estão nas cores. A conhecida “bicolor” Night Fluo sai de linha para a entrada da Ice Fluo. Na prática o Cinza Escuro e rodas Amarelo marca texto da versão 2019 dão lugar ao Cinza Claro e rodas Vermelho/Alaranjadas na versão 2020.
Outra mudança está na cor Racing Blue, que agora passa a ter uma presença maior da cor Azul, revelada na pintura quase completa do tanque de combustível na clássica cor da fabricante.
Abaixo segue o comunicado oficial completo da Yamaha com todas as informações sobre a Yamaha MT-30 2020.
Performance, agilidade e design agressivo
A Yamaha MT-03 2020 é uma naked que pode ser resumida em três palavras: performance, agilidade e design agressivo. Juntas, elas resultam na mais pura sensação de prazer na pilotagem.
A MT-03, assim como nos outros modelos da série MT (Master of Torque), faz parte do conceito The Dark Side of Japan, inspirado na criatividade e irreverência da subcultura japonesa.
Muitos são os atributos capazes de encantar quem pilota uma MT-03, a começar pelo seu motor, que carrega o DNA Master of Torque e também equipa sua irmã esportiva YZF-R3, que disputa o campeonato Mundial de Superbike 300, o WorldSSP300.
Yamaha MT-03 – Motor bicilíndrico
O motor bicilíndrico em linha com capacidade cúbica de 321 cc da Yamaha, é capaz de capaz de gerar potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente.
De concepção moderna, ele conta com duplo comando (DOHC -Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica.
Na busca por desenvolver um motor de dimensões reduzidas, com baixo peso a alta performance, a Yamaha utilizou modernos processos de produção e materiais nobres, como nos pistões forjados em alumínio (similar aos utilizados em motos de competição) e no cilindro, com a tecnologia DiASil Yamaha, uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.
Yamaha MT-03 – Eletrônica de última geração
Parte do caráter atrevido da MT-03 se deve a sua eletrônica de última geração. Nela, a ECU de 16 Bit gerencia o moderno sistema de admissão que, em conjunto com a injeção eletrônica, é capaz de fazer com que a mistura de ar e combustível chegue de forma rápida à câmara de combustão.
Com isso, a queima é mais eficiente, resultando em um consumo de combustível mais equilibrado e uma entrega de potência e torque mais contundentes.
No que se refere a agilidade, outra marca registrada do modelo, a MT-03 tem um comportamento surpreendente. Tudo nela foi pensado para torná-la uma motocicleta rápida e equilibrada, características bem-vindas tanto no uso urbano, quanto em estradas.
O sistema de escapamento é um bom exemplo desse esforço da Yamaha. Do tipo 2 x 1, ele conta com sistema de câmara de expansão, que reduz ruídos e melhora a performance, e sua ponteira com desenho arrojado e dimensões compactas, é posicionada junto ao centro do chassi para favorecer a centralização de massa.
O benefício dessa concepção pode ser sentido no ótimo equilíbrio na pilotagem esportiva, e em sua reconhecida estabilidade.
Yamaha MT-03 – Motocicleta ágil
Outros fatores que tornam a MT-03 uma motocicleta ágil e sobretudo fácil de ser pilotada, é a união de seu baixo peso de 169kg em ordem de marcha com à competente ciclística.
Além da refinada geometria, que usa os mesmos 1.573mm de entre eixos da YZF-R1 de 2014 e ângulo de cáster de 25 graus, ela é composta pelo chassi em aço do tipo Diamond com dupla trave superior, que concilia resistência com leveza.
Também faz parte do pacote, as competentes suspensões. Na frente, o sistema é do tipo garfo telescópico com amortecedores com 41mm de diâmetro de tubos internos e 130mm de curso, na traseira, o sistema é do tipo Monocross, com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso 125mm.
Yamaha MT-03 – sistema de freio na dianteira
Ela é equipada com um eficiente sistema de freio na dianteira, composto por um disco ventilado do tipo flutuante, com diâmetro de 298mm e pinça de duplo pistão. Na traseira, o conjunto é formado por um disco ventilado é de 220mm, e por uma pinça com pistão único. Na prática, eles permitem frenagens em curtos espaços.
Além do ótimo poder de frenagem, a MT-03 também oferece, como item de série, a segurança do sistema de ABS nas duas rodas. Seja nas frenagens bruscas de emergências ou em condições em que o piso ofereça baixa aderência – como em dias chuvosos ou asfalto sujo ele evita que as rodas travem, minimizando riscos e aumentando a segurança.
Nova Yamaha MT-03 2020 Design
Seu design, chamado pela Yamaha de “visualização de performance”, foi inspirado em um Guepardo, o mais rápido dos animais terrestres. Ele é capaz de transmitir a sensação de velocidade, agilidade e de leveza, as características mais marcantes dos modelos da linha MT.
Dá para perceber essa inspiração em suas linhas, desde o conjunto formado pela capa que envolve o tanque de combustível com capacidade de 14 litros e seus defletores de ar, a sua traseira elevada
Nela, a lanterna é em LED, o assento para o passageiro é bipartido e as alças de apoio eficientes, todos desenhados para oferecer arrojo estético, mas sem abrir mão da funcionalidade.
Outros detalhes
Outros detalhes que agregam beleza à MT-03, são as rodas em liga leve de 17 polegadas de diâmetro com 10 raios – as mesmas da R3. Elas são calçadas pelos pneus radiais tubeless – sem câmara, com as medidas de 110/70 -R17M/C 54H na dianteira, e 140/70 -R17M/C 66H na traseira.
Também merece destaque pela beleza e funcionalidade, o moderno e completo painel da MT-03.
No display de LCD, são informados a velocidade, marcha utilizada, nível do combustível, temperatura do motor, relógio, hodômetro total e dois parciais, e até mesmo o momento da troca de óleo, consumo médio e instantâneo.
As rotações do motor são mostradas através de um conta-giros esportivo analógico, facilitando a rápida leitura e conferindo ainda mais esportividade ao painel.
Única da categoria que permite personalizar o seu momento de troca de marcha, o painel da MT-03 conta com SHIFT LIGHT. Ele pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm.
Nova MT-03 2020 Preço
A nova MT-03 estará disponível na rede de concessionárias Yamaha a partir da primeira semana de fevereiro de 2019 e terá três opções de cores. o Cinza Fosco (Ice Fluo), o Preto Metálico (Midnight Black) e o Azul Metálico (Racing Blue). Seu preço público sugerido será de R$ 21.990,00+frete.