CB 650R 2019
O principal lançamento da Honda no Salão de Milão foi a substituta da CB 650F, a nova CB 650R, e algo que chamou atenção é que a nova naked de 4 cilindros veio com mais potência e agora está chegando bem perto do que a antiga e Honda Hornet entregava.
A moto de média cilindrada que foi o grande destaque da fabricante para o EICMA 2019 e chega ao mercado mais potente, com a parte mecânica melhorada e com o já conhecido novo visual que mistura o retrô com o moderno.
Será que esse modelo cairá bem aqui no Brasil para substituir a CB 650F que temos em nosso mercado? Vamos descobrir…
Honda CB 650R NSC Neo Sports Café
Foi no último ano que a Honda trouxe uma nova identidade para sua linha de motos naked que começou a ser vendida no mercado internacional e agora chegará ao Brasil nos próximos meses com a CB 1000R. Estamos falando do estilo de design Neo Sports Café, na sigla NSC.
Após ter lançado as CB 125, 300 e 1000R com esse visual neoclássico, já era esperado que a fabricante apresentaria também a sua naked de 650 cc com o mesmo estilo.
Basicamente o design NSC consiste em uma nova estética que nos leva ao estilo de motos da Honda dos anos 60, como o farol redondo, porém, muito mais minimalista e com detalhes futuristas, como a luz LED do próprio conjunto ótico dianteiro.
Basicamente a nova CB 650R segue exatamente a mesmas linhas da nova CB 1000R. Ambas têm o mínimo de carenagens possíveis, deixam o enorme motor e saídas de escapamento a mostra e trazem faróis, lanternas e até painel com certa semelhança.
Aliás, o painel de instrumentos da CB 650R é uma tela LCD da Sharp que tem como base a sua irmã maior de 1000 cilindradas e vem com indicador de posição e de troca de marcha e o chamado Peak Hold, que traz informação para o pico de rotações do motor, além de todas as outras informações.
Sai CB 650F e entra CB 650R
A mudança no nome de CB 650F com o “F” significando Fun (diversão em inglês) para CB 650R com o “R” significando Racing não é apenas alguma artimanha de vendas, isso mostra que a Honda quis deixar sua linha naked mais esportiva.
E isso não só é comprovado pelos ajustes no motor que resultaram no aumento de potência (falaremos mais adiante) mas também pela posição de pilotagem mais agressiva.
A posição do piloto ficou mais avançada com o guidão cônico de 21,9 polegadas sendo reposicionado 12,7 cm para frente e 0,7 cm para baixo, bem como a posição do apoio para os pés ficando mais atrás, recuando a pedaleira cerca de 3,3 centímetros. A altura do assento continua a mesma da CB 650F.
Pensando na agilidade do modelo, a estrutura de aço do chassi tipo Diamond foi atualizada para a versão 2019 trazendo placas de articulação do braço oscilante pressionadas, em vez de forjadas, e sendo 4,2 quilos mais leve que o projeto anterior.
Aliás, segundo informações, a nova CB 650R tem peso em ordem de marcha na casa dos 202 kg para a versão ABS, sendo cerca de 5 kg ao total mais leve que a antiga 650F no mercado internacional.
CB 650R 2019 está chegando na Hornet 600F
Agora partindo para o coração da máquina, as mudanças são muitas. A nova naked de 650 cilindradas da Honda finalmente está começando a chegar perto da antiga Hornet e seus mais de 100 cavalos de potência máxima.
Será que finalmente vamos ter uma moto que esteja à altura desse icônico modelo que fez muito sucesso em nosso mercado?
A nova CB 650R NSC 2019 usa o mesmo motor de 4 cilindros, DOHC, de 16 válvulas e 649 cc da atual CB 650F, porém, ele foi totalmente reajustado e passou por diversas atualizações internas que geraram maior poder.
São cerca de 94 cavalos de potência máxima passando a ser entregues aos 12.000 rpm para o novo modelo, contra os 88,5 cv a 11.000 rpm da cb 650F atual. Um aumento na casa dos 5%.
Com esses 94 cavalos a novidade acaba ficando bem próxima da saudosa Hornet 600F e seus 102 cavalos a 12.000 rpm. Parece que a diversão e força da consagrada linha Hornet está tomando corpo, quem sabe para um lançamento futuro.
Um ponto interessante dessa atualização no motor é que ele foi ajustado para fornecer esses 5,5 cavalos adicionais quando o giro estiver acima dos 10.000 rpm, o que faz com que o motor gire com mais força por muito mais tempo, nas altas rotações.
Honda CB 650R 2019 Especificações
Continuando nas especificações, o modelo traz outro grande diferencial, a nova suspensão dianteira. Saem os conhecidos garfos convencionais e entram os grafos invertidos Showa SFF, com funções separadas para cada um dos garfos.
Ainda nas demais novidades do modelo estão as novas rodas, escapamento, embreagem e controle de torque. As rodas agora são com 5 raios em formato de “Y” e mais leves. Um pequeno ajuste no escapamento foi feito, passando a ter o cano levemente maior para fluir mais gás e tem o tubo de saída mais inclinado para cima.
Já a embreagem é assistida e deslizante, ajudando na troca de marchas e a não travar a roda traseira em reduções bruscas, e a novidade conta com controle de torque selecionável HSTC que gerencia a tração da roda traseira e que pode ser desligado a qualquer momento.
Nova CB 650R 2019 Preço
No mercado internacional a nova CB 650R 2019 será vendida por um preço aproximado de US$ 8.900, que em conversão direta para a cotação atual no momento da publicação desse artigo fica na casa dos R$ 34.000,00.
A sua data de lançamento é para abril de 2019 por lá. Não há confirmação de quando o modelo será lançado no Brasil mas é natural que assim como lá fora logo ela virá para substituir a 650F que temos em nosso mercado.
A Honda já anunciou a nova CB 1000R NSC para o Brasil e o modelo está previsto para chegar nas lojas já nos primeiros meses de 2019, então é provável que teremos a CBR 650R em breve por aqui.
A nova CB 650R 2019 cairia bem no Brasil? E mais, agora sim ela será uma substituta a altura da antiga Hornet? Responda nos comentários.