Em quinto lugar entre as mais vendidas do primeiro semestre desse ano na categoria Trail, nova Lander 250 2019 aparece no site oficial da Yamaha sem alarde ou modificações.
Com a proposta de ser robusta para quem quer ultrapassar por todos os obstáculos que surgem pela frente, o modelo possui conjunto equilibrado, resistente e confiável, já ganhou uma boa base de fãs e vem se consolidando cada vez mais em nosso mercado.
Na versão 2019 a Yamaha mantem a nova cor Preto Eclipse de 2018, que é mais discreta, além da azul Competition Blue, inspirada na equipe de competições off-road da fabricante, e a Vermelho Pepper, que tem cores e grafismos mais “apimentados”, como o próprio nome sugere.
Nova Lander 250 2019
Apesar de não existir mudanças para o modelo 2019, nem mesmo de adesivos como é comum quando a marca não mexe na parte mecânica e deseja justificar aumento no valor, a Lander 250 2019 teve seu preço sugerido reajustado para R$ 15.690,00.
Um acréscimo de R$ 400,00 em relação aos R$ 15.290,00 pedidos no modelo 2018 até então. Ambos os valores não incluem taxas de frete ou seguro e são tomados como base em Manaus.
Sendo uma motocicleta com preço considerado acessível em relação à concorrência, praticamente estando sozinha no segmento On/Off-Road de 250 cilindradas, a XTZ 250 Lander não teve alterações para a versão 2019.
Ela é uma motocicleta urbana que realmente tem aptidão para o Off-Road. Prova disso é o seu para-lamas dianteiro alto, seus pneus de uso misto que claramente enfrentam uma boa estrada de terra, o escapamento elevado e seu banco estreito.
Dentre os destaques apontados pela a Yamaha para a versão 2018 e que mantiveram para a 2019 está a já mencionada cor Preto Eclipse e os grafismos das cores Competition Blue e Vermelho Pepper.
Outro destaque é o completo painel digital iluminado por LEDs vermelhos que possui conta-giros, marcador de combustível, hodômetro parcial e total, velocímetro e indicador com função ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.
Motor
O modelo 2019 da XTZ 250 Lander vem equipado com o mesmo motor monocilíndrico, SOHC, de 249cc, 2 válvulas, 4 tempos e refrigeração a ar da versão anterior. Nada mudou.
Ele é equipado com a já tecnologia Blue Flex, onde o piloto pode abastecer com gasolina, etanol ou ambos, em qualquer proporção.
Esse motor é capaz de gerar a potência máxima de 20,7 cv a 8.000 rpm se abastecido com gasolina e 20,9cv a 8.000 rpm se abastecido com etanol. Já o torque máximo fica na casa de 2,1 kgf.m a 6.500 griso se abastecido com gasolina ou etanol.
Nas suspensões ela traz garfo telescópico com 240 mm de curso (suspensão/roda) na dianteira e balança traseira do tipo Monocross por link com 68 mm (suspensão) e 220 mm de curso (roda).
Os freios são a disco nas duas rodas, onde na dianteira ela traz disco hidráulico de 245 mm de diâmetro, enquanto que na traseira o disco hidráulico é de 203 mm de diâmetro.
Seu câmbio é de 5 marchas, o tanque de combustível tem capacidade para 11 litros (4,3 litros reserva) e seu peso é de 143kg.
Como informado, a nova Yamaha XTZ 250 Lander 2019 tem o preço sugerido de R$ 15.690,00 e está disponível nas mesmas cores da versão anterior: Preto Eclipse, Competition Blue (Azul) e Vermelho Pepper.
Ficha Técnica
Motor | SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a Ar |
Quantidade de cilindros | 1 cilindro |
Cilindrada real | 249 cm³ |
Diâmetro x curso | 74 x 58 mm |
Taxa de compressão | 9,8 : 1 |
Potência máxima | 20,7 cv a 8.000 rpm (Gasolina) – 20,9cv / 8.000rpm (Etanol) |
Torque máximo | 2,1 kgf.m a 6.500 rpm (Gasolina) / 2,1 kgf.m a 6.500 rpm (Etanol) |
Sistema de lubrificação | Cárter úmido |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Embreagem | Multi-disco, úmida |
Câmbio | 5 velocidades |
Sistema de ignição | TCI |
Sistema de partida | Elétrica |
Transmissão primária | Engrenagens |
Transmissão secundária | Corrente |
Combustível | Gasolina / Etanol |
Bateria | 12V x 6Ah |
Tipo do Chassi | Berço semi duplo |
Suspensão dianteira / curso | Garfo telescópico / 240 mm (suspensão) – 240 mm (roda) |
Suspensão traseira / curso | Balança traseira tipo Monocross com link / 68 mm (suspensão) – 220 mm (roda) |
Trail | 103 mm |
Freio dianteiro | Disco hidráulico de 245 mm de diâmetro |
Freio traseiro | Disco hidráulico de 203 mm de diâmetro |
Pneu dianteiro | METZELER 80/90-21 M/C 48S DP ENDURO 3 |
Pneu traseiro | METZELER 120/80-18 M/C 62S ENDURO 3 |
Comprimento x Largura x Altura | 2.125 X 830 X 1.180 mm |
Distância entre eixos | 1.390 mm |
Altura do Assento | 875 mm |
Altura mínima do solo | 275 mm |
Peso Líquido | 143 kg |
Capacidade do óleo do motor | 1,55 litros |
Capacidade do tanque de combustível | 11 litros (4,3 litros reserva) |
Cores | Competition Blue (Azul sólido) | Preto Eclipse (Preto sólido) | Vermelho Pepper (Vermelho sólido) |