Viscosímetros comparadores portáteis
Uso de viscosímetros comparadores portáteis (visgages) para análise de viscosidade de óleos lubrificantes no campo
Por: Marcos Thadeu Giacomini Lobo
Os viscosímetros comparadores portáteis ou “visgages” são instrumentos bastantes úteis na análise de óleos lubrificantes novos e em uso, principalmente para óleos lubrificantes utilizados em motores de combustão interna 4T (Ciclo Diesel/Ciclo Otto).
Viscosímetros comparadores portáteis
1. Efetuar flushing do “visgage”, com o óleo lubrificante cuja viscosidade será medida por duas vezes.
2. Succionar para o tubo amostra com o êmbolo uma amostra do óleo lubrificante, cuja viscosidade será medida. O bocal de sucção deve ser imerso na amostra de óleo lubrificante, e o óleo lubrificante deve ser aspirado lentamente até que o tubo amostra esteja completamente cheio.
Caso sejam aspiradas bolhas de ar, o “visgage” deve ser posicionado em posição vertical com o bocal de sucção para cima, e deve-se comprimir o êmbolo até que todas as bolhas de ar sejam expulsas. Deve-se continuar a compressão do êmbolo até que algumas gotas de óleo lubrificante saiam pelo bocal de sucção e, após isto, encher o tubo amostra até o ponto zero da escala. O tubo referência encontra-se completamente cheio de óleo lubrificante padrão, hermeticamente selado e contém uma bolha de ar para permitir a expansão e contração do óleo lubrificante com a variação da temperatura.
Clique na revista abaixo e leia o restante do artigo na revista LUBES EM FOCO: