O que tem no meu pneu? Dunlop apresenta os oito componentes desse famoso produto. Você sabia que a borracha é apenas um dos elementos para a produção de um pneu? Além dela, esse importante e essencial produto que calça automóveis, ônibus, caminhões e carretas, possui diversos componentes, como talão, lona têxtil, lonas de aço e liner.
Na produção dos pneus Dunlop – sem emendas – a empresa utiliza a tecnologia Sun System para que não haja nenhuma emenda nas partes exclusivamente de borracha – seja na banda de rodagem, nas laterais ou no liner. Desta forma, o pneu tem uma distribuição de peso otimizada e uma melhor performance, tanto no contato contínuo com o solo quanto no rodar mais seguro, silencioso e confortável.
Confira mais sobre os componentes de um pneu nas ilustrações e informações abaixo:
O que tem no meu pneu?
- Cinturão têxtil
Localizado logo abaixo da banda de rodagem, esse componente é responsável por garantir a uniformidade do pneu em altas velocidades. - Cintas de aço
As cintas de aço garantem a área de contato necessária entre o pneu e o solo, pois sua função é estabilizar e suportar cargas em movimento. - Banda de rodagem
Essa é a parte do pneu que fica em contato com o solo. Sua função é garantir aderência, tração, estabilidade e segurança através de seu desenho e componentes. Tudo sem emendas, o que oferece mais performance, economia e conforto. - Ombros
Os ombros são os apoios que os pneus têm nas curvas e manobras. Localizados entre a parede lateral e a banda de rodagem, são eles que oferecem maior controle nas pistas. - Liner
O liner é a camada mais interna dos pneus sem câmara e sua função é reter o ar dentro do pneu. Nos pneus Dunlop, o liner é produzido sem emendas, isso garante mais resistência e qualidade para a área interna. - Talões
Os talões são feitos de fios de aço de alta resistência que mantêm o pneu fixado ao aro da roda. Uma solução simples, porém, muito importante para a segurança dos pneus e do veículo. - Parede lateral
A função da parede lateral do pneu é garantir conforto e possibilitar que a banda de rodagem esteja sempre em contato com o solo. Para isso, as laterais dos pneus Dunlop são fabricadas com borracha sem emendas com alto grau de flexibilidade e resistência. - A Tecnologia da carcaça
A carcaça é responsável por garantir a estrutura e sustentação do pneu e pode ser composta por diferentes materiais (como nylon, poliéster e outros componentes) que oferecem resistência à pressão, peso e choques.