Tecnologia digital cresce na Petrobras e setor do petróleo

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Tecnologia digital cresce na Petrobras e na indústria de petróleo. Ao falar sobre tecnologias digitais do ponto de vista comercial, o CEO da Aker BP, Karl Johnny Hersvik, lembra uma frase familiar feita pelo ex-jogador de hóquei e técnico canadense Wayne Gretzky: “Eu patino para onde o disco vai estar, não para onde tem sido.”

O mesmo vale para a indústria de petróleo e gás, à medida que avança no domínio da tecnologia digital, segundo Hersvik, que esteve entre os palestrantes desta semana para o Fórum LIFE 2018 da Halliburton.

Tecnologia digital cresce na Petrobras e na indústria de petróleo
Tecnologia digital cresce na Petrobras e na indústria de petróleo

“Certifique-se de que você está realmente escolhendo tecnologias que sejam viáveis ​​amanhã”, disse Hersvik. “Tente fazer as escolhas difíceis, tente andar de skate até onde o disco vai ficar e mostre alguma tenacidade. Fique lá porque o prêmio é extremamente alto ”.

Suas palavras foram entregues à medida que a indústria de petróleo e gás se volta cada vez mais às tecnologias digitais para ajudar a melhorar a eficiência e aumentar os lucros. Muitas empresas estão se unindo a potências tecnológicas como o Google e a Microsoft, além de empresas menores, como a Cognite, para aproveitar as tecnologias digitais, colocando trunfos de dados para usar.

Os movimentos também estão sendo feitos em meio a um empurrão estratégico para melhoria em toda a cadeia de valor – algo que alguns dizem que exige o compartilhamento de dados para identificar e consertar áreas onde o desempenho está aquém do esperado.

Hersvik disse à multidão que não tem sentido falar em digitalização – definida pela Aker BP como o “uso de tecnologia digital e ferramentas para transformar processos de negócios” – sem discutir o impacto que ela tem na estratégia de negócios de uma empresa. “Se você implementar um novo aplicativo e ele não transformar seus processos de negócios, isso é a implementação de software – não a digitalização. Isso leva você diretamente à estratégia. ”

De forma simples, a estratégia para o E & P com foco na plataforma continental norueguesa é executar, melhorar e crescer. Se uma atividade não se encaixa em uma dessas caixas, a empresa não fará isso, disse ele. A Aker BP também não vai trabalhar com empresas que não suportam uma arquitetura aberta, ou compartilhar dados, acrescentou Hersvik, observando que a empresa teve que fechar contratos por causa disso.

Para a Hersvik, quebrar os silos para permitir o fluxo cruzado de dados dentro dos negócios e entre os parceiros com vários softwares ou plataformas é a chave para alcançar a transformação digital.

A empresa, que opera os campos de Alvheim, Ivar Aasen, Skar, Ula e Valhall e é parceira da operada pela Equinor, Johan Sverdrup, entre outros, tem como objetivo entregar breakeven de ciclo inferior a US $ 35 por barril e produzir óleo abaixo de um total custo por barril de US $ 7.

A Hersvik falou sobre o trabalho da empresa de reorganizar a cadeia de valor, considerando que “95% de todos os nossos custos como uma empresa de petróleo e gás é de alguma forma, forma ou fornecedor” e a criação de um modelo de aliança baseado em Um para todos, todos para um conceito em que todos se beneficiam mesmo que a melhoria tenha sido impulsionada por apenas um parceiro.

Para facilitar a transformação digital, a Aker BP uniu-se a várias empresas, incluindo a Halliburton e sua oferta Decision Space (DS) 365, que é usada na plataforma da Cognite. “Todos os dados no DS 365 estão espalhados por toda a empresa em uma base aberta e vice-versa.

Ele permite acesso 365 a todos os controles de processo que saem de uma sonda, independentemente de quem seja o fornecedor ”, explicou Hersvik. “Dados logísticos que estão em um fluxo bem diferente agora vão fluir diretamente para o 365 e você pode realmente usá-lo para otimizar seu comportamento on-rig”.

Isso permite que a arquitetura de dados seja quebrada, acrescentou ele, observando que a arquitetura do “plug and play” se torna evidente.

“Isso irá melhorar a forma como fazemos colaboração ao longo de toda a cadeia de valor. Isso tornará o desempenho de todos em toda a cadeia de valor instantaneamente visível para todos os outros ”, disse ele. “Isso vai transformar a maneira como pensamos sobre as atualizações, porque esse plano bem será atualizado automaticamente.”

Tecnologia digital cresce na Petrobras

Aker BP não está sozinha na missão de transformação digital. A Petrobras também está na jornada. Augusto Borella, gerente geral de transformação digital da Petrobras, falou sobre os esforços da empresa. A Petrobras incluiu algumas iniciativas adicionais de transformação digital nas iniciativas estratégicas da empresa no ano passado, disse ele.

“Estamos começando a definir uma das etapas mais difíceis da transformação digital: o roteiro”, disse Borella, acrescentando que o foco da empresa é tratar os dados como um ativo e agregar valor através dos dados. “Precisamos lembrar que não estamos apenas em uma era de mudança, mas em uma mudança de época”, disse ele.

A indústria continua a empurrar o envelope em termos de tecnologia e inovação, de acordo com Eric Carre, vice-presidente executivo das linhas de negócios globais da Halliburton.

“Hoje, ao sairmos de uma das maiores recessões que já vimos em nossos negócios, nossa indústria continua a se concentrar incansavelmente em retornos, fluxos de caixa e eficiências. Isso está impulsionando um cenário cada vez mais competitivo para as operadoras e empresas de serviços e temos que nos adaptar a essa mudança ”, disse Carre.

“Para permanecer competitivo neste ambiente, é necessário começar a pensar além das melhorias tradicionais de engenharia. Entre outros, temos que fazer um trabalho muito melhor de aprender com outras indústrias, bem como com as tecnologias digitais emergentes. ”