Honda apresenta, durante o Rally dos Sertões, toda a sua linha CRF 2019 para o Brasil. Os modelos são destacados por seu estilo de aventura, agilidade, leveza, facilidade de pilotagem, versatilidade e performance para vencer diversos obstáculos.
Totalmente voltadas para competições, a linha CRF 2019 apresentada pela fabricante não possui homologação para rodar nas ruas e suas vendas são destinadas a equipes e pilotos, sejam eles profissionais ou amadores.
A família é composta por duas motocicletas separadas por suas motorizações, 250 e 450 cc, onde cada uma delas possui duas versões diferentes, CRF 250R e 250RX, e, CRF 450R e 450RX. Para a 450 cc a Honda lançou também uma nova versão, a CRF 450X, de proposta mais “fun”.
Nova família Honda CRF 2019 no Brasil
Sendo todas importadas do Japão, cada uma das versões é voltada para um tipo de competição e estilo específico. Por exemplo, as CRF 250 e 450R são voltadas mais ao Motocross, enquanto que as 250 e 450RX foram projetadas para desenvolver melhor no Enduro.
Porém, elas tem diversas especificações em comum, como as suspensões (dianteira invertida Showa SPG 49 mm e traseira Pro Link Showa), partida elétrica de fábrica, injeção eletrônica PGM-FI, discos de freio (dianteiro 260 mm e traseiro 240 mm) e até as rodas de alumínio DID pretas.
A versões também compartilham a mesma eletrônica. Ou seja, todas vem com o HRC Launch Control (sistema eletrônico de auxílio a largada) em três níveis, sendo Muddy/Lama/Beginner, Dry/Seco/Basic e o Dry/Expert, além do EMSB (Engine Mode Select Button) que permite escolher os modos de potência do motor (Standard, Smooth/Suave ou Agressive/Agressivo).
Nova CRF 250 2019
Com preço sugerido de R$ 40.590,00, a nova CRF 250R 2019 é a versão de menor cilindrada da Honda voltada às competições de Motocross.
Seu motor é um monocilíndrico de 249,4 cilindradas com comando duplo no cabeçote, quatro válvulas, com refrigeração líquida e taxa de compressão de 13,9:1. Como é comum nas motos de competição, sua potência máxima e torque não foram divulgados.
Equipando tanque em titânio com capacidade para 6,3 litros, a nova CRF 250R pesa apenas 108 kg em ordem de marcha. As rodas são de 21 polegadas na dianteira e 19 na traseira e suas suspensões são ajustáveis da marca Showa.
Já a versão voltada ao enduro, a CRF 250RX, tem preço sugerido de R$ 41.990,00 e vem com a mesma estrutura e motor da 250R. Porém, seu propulsor, apesar de ter as mesmas especificações, foi ajustado para ter respostas mais “brandas” ao toque do acelerador.
A Honda enfatiza que essa versão “é caracterizada por ser uma máquina ágil e fácil de ser levada em trilhas técnicas, o que torna a pilotagem menos estressante e eficaz” ao piloto.
Como principais diferenças em relação a “R”, ela equipa tanque de plástico com maior capacidade (8,5 litros), cavalete central em alumínio forjado e seu peso em ordem de marcha é maior, ficando na casa dos 111 quilos.
Nova CRF 450 2019
Já subindo a cilindrada, a nova CRF 450R 2019 é um modelo da Honda voltado ao Motocross e tem preço sugerido de R$ 43.590,00.
Como novidades estão o novo chassi, a balança da suspensão traseira, as ponteiras do escapamento mais longas, o tanque em titânio com capacidade para 6,3 litros e o novo guidão Renthal Fat Bar, que permite ajuste em quatro posições diferentes.
Seu motor é um monocilíndrico SOHC Unicam com 449,7 cilindradas, refrigeração líquida e taxa de compressão de 13,5:1. Assim como nos outros modelos, suas especificações de potência e torque não foram divulgadas.Na versão voltado ao enduro, a CRF 450RX 2019, o preço sugerido ficou em R$ 44.990,00 e, segundo a própria Honda, ela é “a mais elaborada Honda para a prática enduro, a CRF 450RX deriva diretamente da CRF 450R de motocross”.
Basicamente suas especificações são muito parecidas com a 450R, porém, por conta de sua propostas ser para competições de longa duração o seu tanque, de plástico, passa a ter capacidade para 8,5 litros de combustível.
Assim como as outras, o modelo traz partida elétrica, aros em alumínio na cor preta e todos os sistemas eletrônicos. Seu peso em ordem de marcha ficou em 116 kg.