Em reuniões a portas fechadas em março, reguladores de transportes dos Estados Unidos e outras pessoas discutiram se a polícia deveria ter o poder de desativar carros autônomos e se um alerta automático de que um robô-táxi se envolveu em um acidente poderia violar a privacidade de um ocupante, mostrou um relatório divulgado.
O resumo das reuniões envolvendo funcionários do Departamento de Transporte dos EUA e grupos da indústria, trabalho e defesa ilustrou o emaranhado de questões legais, de segurança e sociais que precisam ser trabalhadas conforme empresas como Waymo, unidade da Alphabet, e General Motors se preparam para disponibilizar carros autônomos para uso público.
Muitos participantes das reuniões “concordaram que é uma questão de quando, não se, haverá um ataque maciço de segurança cibernética visando” veículos autônomos e disseram que “exercícios de planejamento são necessários para preparar e mitigar um ataque potencialmente multimodal de larga escala”, de acordo com o relatório.
Agentes da lei expressaram interesse em poder interagir, dirigir e potencialmente controlar veículos autônomos durante emergências, disse o relatório.
No entanto, os mesmos caminhos que permitiriam que a polícia parasse um carro autônomo poderiam ser explorados por hackers ou terroristas, disseram os participantes da reunião.
Segundo o documento, o subsecretário de política do Departamento de Transportes, Derek Kan, disse que as autoridades precisam responder a questões-chave, entre elas: “Como integrar as autoridades de segurança pública? Devemos exigir compartilhamento de dados? Quais são os requisitos em relação à privacidade ou à segurança cibernética? E como lidar com as preocupações das comunidades com deficiência e idosos?”
Carros autônomos: revolução a caminho
A secretária de Transportes dos EUA, Elaine Chao, disse em San Francisco na terça-feira que “uma coisa é certa – a revolução autônoma está chegando. E como reguladores do governo, é nossa responsabilidade entendê-la e nos preparar para isso”.
Espera-se que o Departamento de Transporte divulgue orientações atualizadas de veículos autônomos no final deste verão, que poderiam abordar algumas das questões levantadas durante as reuniões.
Montadoras, a Waymo e outros participantes na nascente indústria de veículos autônomos pediram regras federais para evitar uma colcha de retalhos de regulação estatal. No entanto, o processo de desenvolvimento de um quadro legal federal para esses veículos é lento. (Reuters/David Shepardson)