Novo Ka 2019
A Ford marcou para a próxima quarta-feira (31) a revelação de “um veículo inédito em sua linha de compactos”. Não por acaso, é a mesma data da estreia do novo Ford Freestyle na Índia, que por sua vez é uma versão aventureira do Ka reestilizado e com nova mecânica. Não é preciso ser um estrategista para perceber que a Ford deverá apresentar o modelo nos dois países ao mesmo tempo, coisa que a marca já fez quando mostrou o Ka+ (versão sedã) ao mundo pela primeira vez. Aliás, como aconteceu daquela vez, é possível que o carro brasileiro tenha diferenças em relação ao indiano.
Já flagrado sem disfarces na Índia (como mostram as imagens deste post), o Ka Freestyle traz nova grade, para-choques e moldura plástica nas caixas de roda, bem como altura livre do solo ampliada. A grande novidade do interior fica por conta da central multimídia Sync 3 com tela flutuante no alto do painel. No mercado indiano o modelo vai estrear também um novo motor 1.2 da família Dagron, com 96 cv, e uma nova transmissão manual de 5 marchas.
Por aqui, é esperado que o novo Ka traga o 1.5 (também da família Dragon) de 3 cilindros e 137 cv que estreou no Ecosport, além do câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque – pela primeira vez num Ka. Para não haver briga interna com o Eco, pode ser que a Ford opte por uma versão mais mansa deste propulsor, com um pouco menos de potência, com foco no consumo. A ver.
Assim, a Ford começaria a mostrar a nova família Ka por cima, ou seja, a partir do modelo aventureiro Freestyle – que deverá substituir o Ka Trail por aqui. Depois então viriam as versões “normais”: 1.0, 1.5 com o novo motor e 1.5 automática, valendo o mesmo para a variante Sedan. O 1.2 indiano provavelmente não virá, uma vez que não tem o benefício fiscal do 1.0 por aqui.
Carro-chefe da Ford no Brasil, o Ka é atualmente o terceiro modelo mais vendido do país, atrás somente do Chevrolet Onix e do Hyundai HB20. Com a chegada do câmbio automático, reestilização e aumento da gama, ele poderá, no mínimo, brigar pela segunda posição.
Fotos: carwale e indianautoblog