Vendas globais batem recorde: 94,5 milhões de carros

Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de veículos em 2017

464

Vendas globais de veículos leves seguiram em expansão

30

Para a empresa, o aumento do mercado global de carros está bastante atrelado à expansão das vendas na China, que sozinha tem participação de 30% nas vendas mundiais. O crescimento da demanda nos Estados Unidos, que alcançou novo pico em 2017, também teve forte contribuição no resultado, aponta a consultoria.

MAIORES FABRICANTES

O posto de maior fabricante de veículos foi do Grupo Volkswagen, que entregou 10,41 milhões de unidades globalmente, com avanço de 11% na comparação com o resultado de 2016. A vice-liderança ficou para a Toyota, que negociou 10,16 milhões de carros e cresceu 10,8%.

Há anos a primeira colocação no ranking mundial é disputada entre a companhia alemã e a gigante japonesa, mas em 2017 uma nova competidora entrou na Briga: a Aliança-Renault Nissan. Com a compra da Mitsubishi, a empresa inflou o seu volume de vendas, que chegou a 10,11 milhões de carros em 2017, volume 10,7% maior que o registrado um ano antes.

Na quarta colocação entre as maiores fabricantes de veículos aparece a Hyundai-Kia, que superou a General Motors. Em seguida estão Ford, Honda, FCA, Grupo PSA e a Suzuki na décima colocação.

MARCAS MAIS VENDIDAS

Entre as marcas mais populares de 2017, o primeiro lugar fica para a Toyota, com 8,7 milhões de veículos e crescimento importante de 9,3%. A Volkswagen aparece na segunda posição, mas com volume consideravelmente menor, de 6,8 milhões de unidades. A Ford incrementou em 6,6% suas vendas e chegou perto da marca alemã, com 6,1 milhões de carros.

A Honda é outra japonesa a aparecer na lista das cinco mais vendidas, seguida da Nissan e da coreana Hyundai. Chevrolet, Kia, Renault e Mercedes-Benz completam o ranking das 10 marcas mais vendidas.