Aston Martin Vantage
Se o DB11 começou a nova era da Aston Martin, o Vantage 2018 parece ser a realização disso. Se inspirando no DB10 de James Bond no filme Spectre, onde apenas 10 foram feitos exclusivamente para o filme, o Vantage se diferencia significantemente do resto da linha GT da Aston. “Se o DB11 é um cavalheiro, o Vantage é o caçador”, disse o chefe de design exterior, Miles Nurnberger.
Enquanto ele mantém as proporções básicas do Vantage, como um coupé de motor frontal com teto baixo em forma de arco, ele tem um visual mais atlético e agressivo que seu antecessor. Com uma dianteira baixa, tipo nariz de tubarão, e uma grade mais aberta, o Vantage parece estar farejando seu almoço no chão.
Um vinco definido atravessa a lateral do carro, desaparecendo nas portas do Vantage. Mesmo parado, parece que ele está quebrando a lei em 48 estados diferentes.
A dianteira é agressiva
Enquanto a dianteira é agressiva, a traseira é chamativa. Todos os elementos aerodinâmicos estão incorporados na estrutura de design do Vantage, o que significa que não há nada exagerado ou parafusos aparentes. Um complexo difusor traseiro controla a turbulência nos pneus e, com a ajuda de um aplique dianteiro e nos painéis laterais, cria um grande downforce.
Mesmo 5 cm menor no comprimento que o Porsche 911, o entre-eixos do Vantage é quase 25 cm mais longo que o atual 911 Carrera. O longo entre-eixos e curtos balanços dianteiro e traseiro fazem o Vantage visualmente diferente – e ainda há um amplo espaço no interior.
O interior do novo Vantage
O interior do novo Vantage tem uma pegada mais cockpit, com tudo, das portas ao painel, esculpido com um estilo côncavo, longe do condutor, como as paredes dos prédios modernos de Frank Gehry. Isso cria mais espaço no interior, acomodando motoristas mais altos mais facilmente.
O console central
O console central, inspirado no DB10 de James Bond, que se move na horizontal como se fosse uma cachoeira, inclui os botões da transmissão, agora arranjados de forma mais eficiente, em um painel triangular. Até mesmo o volante tem a base achatada, dando mais espaço para as pernas do motorista.
A distribuição de peso é neutra, com 50/50, e o motor 4.0 V8 biturbo fica bem próximo do centro do carro, no chassi de alumínio, visto primeiro no DB11. Com uma estrutura construída como nos aviões, além de um subchassi traseiro sólido, o coeficiente de torção foi melhorado em comparação com o Vantage anterior.
Motor fornecido pela Mercedes-AMG
O maravilhoso motor fornecido pela Mercedes-AMG, e especificamente ajustado para o Vantage, é o gerador de força desta criatura. Mapeamento de motor, combustível, câmbio e ajustes de escape são exclusivos do Vantage. Ele produz 510 cv, ou 81 cv a mais que o Vantage V8 GT, com 69,8 kgfm de torque. Com 1.530 kg, o novo Vantage é cerca de 130 kg mais leve que o antecessor, o que melhora a relação peso/potência. A Aston diz que ele vai de 0 a 96 km/h em apenas 3,6 segundos, com velocidade máxima de 312 km/h.
A relação de câmbio
A relação de câmbio “trepada” do novo câmbio ZF de 8 marchas deixam o rodar do Vantage mais rápido e suave. Depois de algum tempo das entregas começarem no final do primeiro semestre de 2018, uma versão manual será lançada, e, por enquanto uma especulação, achamos que terá um câmbio de 7 marchas manual vindo do Vantage S V12.
O novo Vantage ganhou um diferencial traseiro eletrônico, disponível em um Aston Martin pela primeira vez. Este e-diff trabalha com o controle de estabilidade e varia a distribuição de torque para cada uma das rodas traseiras. Para melhorar a experiência de direção, os controles de tração e estabilidade podem ser totalmente desligados se você quiser. Para ter certeza que ele é divertido mesmo, os engenheiros mapearam o mapa de torque no gelo e neve da Suécia. Amamos a ideia de deslizar pela neve. Ainda bem que temos um escritório em Detroit…
Suspensão dianteira
A arquitetura da suspensão dianteira usa o mesmo double wishbone do DB11, mas ajustado para uma condução mais rígida e esportiva. E o Vantage usa os pneus Pirelli P-Zero. Freios de carbono estão disponíveis como opcionais.
Quando questionada sobe uma versão V12, a Aston Martin disse que não trabalham nesta opção ainda. “Nem sabemos se o V12 caberá ali”, disse uma pessoa de relações públicas. Veremos isso.
O novo Vantage
O novo Vantage, etiquetado em US$ 149.995, é parte de uma segunda fase do plano da Aston Martin depois do lançamento do DB11. Próximo passo: substituir o Vanquish por um novo em algum momento de 2019. Além disso, a expansão do portfólio com o DBX leva a marca a um território não explorado, mas necessário, dos SUVs. Um esportivo com motor central está em projeto, além do reinvestimento na marca Lagonda, e um RapidE, elétrico, levará a empresa ao espaço dos elétricos.
Se uma das maiores queixas sobre a marca é que não há diferenciação entre os seus modelos, o Vantage 2018 quer mudar isso. E se ele andar como é belo, é perfeito.
Imagens: Aston Martin