Reajustes do diesel
Como forma de auxiliar o mercado do transporte rodoviário de cargas, a NTC&Logística passa a divulgar relatórios mensais detalhados sobre a evolução do preço diesel e o impacto desse nas operações do TRC em seu portal. No primeiro material, divulgado nesta sexta-feira (17), a entidade analisa o impacto que a revisão na política de preços da gasolina e do diesel, realizada pela Petrobras, pode causar ao setor do TRC.
Grupo Executivo de Mercado e Preços
Para a NTC, a avaliação feita pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) é de que os ajustes que vinham sendo praticados, desde o anúncio da nova política em outubro de 2016, não têm sido suficientes para acompanhar a volatilidade crescente da taxa de câmbio e das cotações de petróleo e derivados, recomendando uma maior frequência nos ajustes.
Desta maneira, a área técnica de marketing e comercialização da companhia terá delegação para realizar ajustes nos preços, a qualquer momento, inclusive diariamente, desde que os reajustes acumulados por produto estejam, na média Brasil, dentro de uma faixa determinada (-7% a +7%), respeitando a margem estabelecida pelo GEMP. Além disso, qualquer alteração fora dessa faixa terá que ser autorizada pelo GEMP.
Fim do alívio do Diesel
A entidade destaca que, em função desta decisão, o Diesel, que até então vinha dando um alívio ao setor de transporte rodoviário (quando atingiu o menor nível de preço no ano no mês de julho com queda de 8,79%) possivelmente não mais o fará. Em três meses e meio, após a citada revisão da estatal, o aumento do diesel atingiu 15,01% e, no ano o aumento, apesar da queda que tinha ocorrida até o meio do ano, já subiu 5,71% frente ao valor de janeiro.
Reajustes quase que diários
Os reajustes passaram a ser quase que diários e, apesar do seu acumulado estar positivo (15,01%), os repasses não são todos de aumentos, alguns anúncios são de reduções. Fato que, segundo a NTC, dificulta a negociação do repasse destes aumentos, pois, a chance de no meio da negociação a Petrobras anunciar uma diminuição do preço é grande, prejudicando assim a negociação do devido repasse.
Combustível se destaca entre os custos
A entidade destaca que é inquestionável que o combustível tem destaque entre os principais custos do serviço de transporte rodoviário de carga, com variações que passam pelo tipo de veículo e a quilometragem rodada na operação.
A NTC apresenta preocupação com a previsão dos analistas deste mercado que estimam que o preço do barril pode alcançar 70 dólares nos próximos meses, já que os dados indicam que a tendência da escalada de preços é de alta.