Honda Neo Sports Café
Honda apresenta a nova Neo Sports Café, na sigla NSC, durante o Tokyo Motor Show dando uma prévia do que será a versão final que vai ser lançada no Salão de Milão, no próximo dia 06 de novembro.
Esse conceito apresentado no Salão de Tóquio é só uma ponta do que a fabricante pretende trazer como uma moto neoclássica que estará na linha de produção e que virá nessa mistura de estilo retrô com linhas futuristas.
Equipada com o mesmo motor de 4 cilindros em linha
Ao que tudo indica a novidade vem equipada com o mesmo motor de 4 cilindros em linha e 999cc da Fireblade além de trazer diversas outras especificações, como um característico braço oscilante apenas de um lado.
Nova Honda Neo Sports Café
No último Salão de Milão (EICMA 2015) a Honda já havia apresentado um conceito semelhante, chamado de CB4 Concept, uma Café Racer baseada na CB1000R. Porém, parece que no geral essa versão não agradou muito o público.
Ao que tudo indica, esse modelo era algum teste da Honda para que já pudesse ir preparando a linha de produção para montar uma motocicleta desse estilo minimalista, retrô e futurista.
Eis que em Tóquio a fabricante japonesa revelou o conceito das fotos e liberou alguns teasers que mostram muito pouco, mas dão boas pistas, do que será a versão final que chegará aos clientes em breve.
Neo Sports Café Concept
Na Honda Neo Sports Café Concept, por ser um conceito, não vamos encontrar alguns itens obrigatórios para uma motocicleta de rua, como o suporte de placas inexistente.
Mas nos teasers revelados conseguimos ver que a versão final trará o suporte da placa vindo fixado no braço oscilante em vez de sair da rabeta, como é comum. Claro que se esse modelo vir ao Brasil o suporte provavelmente mudará para a posição clássica.
Farol parece manter o mesmo design
O farol parece manter o mesmo design, quando comparada a versão conceito com a dos teasers, e provavelmente deve manter o mesmo estilo com lente clara e múltiplos LEDs sendo responsáveis por uma luz branca.
No painel há uma diferença notável. Enquanto a Concept traz apenas uma tela de LCD/TFT retangular a versão final parece vir equipada com um conta-giros analógico redondo na esquerda e uma tela a direita.
Nas suspensões ela vem com garfo invertido na dianteira e monoshock na traseira, com braço oscilante só de um lado. As rodas são de liga-leve no padrão de desenho Honda e os freios são de disco duplo na dianteira e simples na traseira.
O escapamento parece ter um silenciador com dupla saída um pouco maior na versão final.
Motor 4 cilindros em linha de 999cc
O motor da versão final, segundo fontes internacionais que deverão ser confirmadas em sua apresentação dia 06, é para ser um 4 cilindros em linha de 999cc com comando duplo no cabeçote e refrigeração líquida.
Se for realmente o mesmo da Fireblade, esse propulsor poderá gerar potência máxima em torno dos 180cv e torque de mais de 11kgfm.
A nova Honda NSC parece estar vindo para entrar na briga das motocicletas de outras fabricantes que tem esse estilo neoclássico, como é o caso da Yamaha XSR900 (veja) e da recém-anunciada Kawasaki Z900 RS (veja).
A nova motocicleta da fabricante também demonstra ter certa inspiração no projeto Honda 150SS Racer (foto acima), uma Café Racer com design futurista e de baixa cilindrada que foi apresentada no início do ano, veja mais.
Por enquanto teremos que aguardar até o início do EICMA 2017 para ver a versão final e todos os detalhes da nova Honda Neo Sports Café.