Toyota GR
A Toyota GR, nova divisão de alto desempenho da marca japonesa, terá dois modelos nas lojas nos próximos meses: os Yaris e o Supra. Mas antes que a produção desses dois carros esportivos se concretize, a Toyota mostra no Salão de Tóquio o conceito GR HV de um aspecto único – um cupê baseado no GT 86 com algumas atualizações diferentes.
Motor híbrido montado na frente
O conceito de dois assentos é impulsionado por um motor híbrido montado na frente, com potência enviada exclusivamente para as rodas traseiras. A Toyota não quis dizer qual desempenho terá sob o capô, mas dado que o atual GT 86 produz 205 cv (152 kilowatts) através de um motor de quatro cilindros de 2.0 litros, não espere que o conceito seja tão distante.
Design
Seu design é inspirado no carro de corrida híbrido LMP1 TS050. Diferenciais como um teto removível de estilo targa, faróis com clusters de LED – dois em cima e três na parte inferior – rodas exclusivas e a grande saída de escape a la Lamborghini chamam imediatamente a atenção. Um acabamento preto fosco dá ao conceito um visual ainda mais agressivo.
Provavelmente, a característica mais singular, no entanto, é o câmbio automático de seis marchas com uma alavanca que simula, literalmente, um câmbio manual. Isso que quer dizer que além da aparência do câmbio, ao ser equipado com o automático com opção de trocas manuais, as mudanças poderão ser simuladas com um trambulador no padrão H, ou seja, igual um carro manual.
Para completar, destaque para o botão de ignição instalado na alavanca de câmbio que foi inspirado em controle de avião.
Não está claro ainda se o Toyota GR HV Concept dará origem a uma versão atualizada do GT-86, mas certamente levará algumas funcionalidades para seus próximos lançamentos.