Zen – simulador automotivo
A fabricante de autopeças ZEN desenvolveu, em parceria com o Senai e o Sesi de Santa Catarina, um simulador elétrico capaz de reproduzir o comportamento de um motor de combustão interna sem utilizar combustível e, dessa forma, evitar a geração de gases poluentes. O equipamento, que está em fase final de ajustes e deverá entrar em operação nos próximos meses, poderá gerar uma economia anual de 11 mil litros de combustível, além de eliminar a emissão de 30 toneladas de gás carbônico (CO²) na atmosfera. Graças a esses resultados, o projeto foi um dos 19 vencedores do 24º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Inovação Tecnológica. Criado em 2003 pela Editora Expressão, é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil.
Redução significativa no nível de ruído
O simulador trará ainda outros benefícios como redução significativa no nível de ruído emitido durante os ensaios, melhores condições ergonômicas e mais segurança no posto de trabalho. O dispositivo trará flexibilidade para testar qualquer um dos mais de dois mil modelos de impulsores de partida fabricados pela ZEN. Com base nas informações do motor de combustão utilizado na aplicação, serão simulados o torque e a velocidade de um propulsor real.
O prêmio
Os vencedores do Prêmio Expressão de Ecologia receberão o Troféu Onda Verde, no dia 28 de julho, em cerimônia que será realizada na sede da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis (SC). Os projetos vencedores serão destacados no Guia de Sustentabilidade 2017, que será lançado durante o evento.
Este ano, foram inscritos 109 projetos de 80 organizações, que concorreram em 17 categorias, como Educação Ambiental, Controle da Poluição, Conservação de Recursos Naturais e Gestão Ambiental, entre outros.