Moto com 2, 3 ou 4 cilindros?
Ao enviar mensagens ou mesmo interagir com as redes sociais ao volante, o motorista fica em média 2,69 segundos sem olhar para a pista. Esse tempo foi obtido por meio de um estudo sobre distrações ao volante feito pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação de Segurança Viária). O objetivo da pesquisa é alertar e orientar motoristas e passageiros sobre os riscos de dirigir e utilizar smartphones ao mesmo tempo.
O trajeto pelos motoristas durante a pesquisa teve duração entre 10 e 20 minutos. “Com o estudo foi possível constatar também que o tempo médio máximo que os voluntários ficaram sem olhar para o trânsito, sem intervalos, chegou a 4,5 segundos”, ressalta Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi.
Em média 1,48 segundos para visualizar uma mensagem
O estudo também aponta que o motorista leva em média cerca de 1,48 segundos para visualizar de forma rápida uma mensagem. “Ao gravar um vídeo é necessário considerar que há a necessidade de destravar o celular, abrir o aplicativo da câmera, iniciar a gravação e pará-la, ou seja, o motorista talvez tenha ficado sem olhar à frente por aproximadamente 10 segundos. Para se ter uma ideia, isso significa trafegar à 100 km/h por quase 280 metros enquanto produz e publica o post”, alerta Alessandro.
Nesse tempo, que o condutor não presta atenção na pista, ele percorre longos trechos sem olhar para frente. A tabela abaixo, desenvolvida pelo Cesvi, mostra quantos metros o motorista percorre em situações inadequadas utilizando o smartphone enquanto dirige.
Com base no estudo, o Cesvi aponta que, mesmo que em baixa velocidade, o tempo de deslocamento permitiria que o condutor passasse por alguns carros, caminhões, motos e até bicicleta sem perceber, conforme a tabela abaixo.
E
Uso do celular ao volante está previsto no CTB
Vale destacar que o uso do celular ao volante está previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e prevê multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira de habilitação. O condutor ainda pode ser autuado por não dirigir com as duas mãos ao volante, que também é uma infração de trânsito e prevê multa de R$ 130,16 e 5 pontos da CNH caso não esteja realizando sinais de trânsito, mudando de marcha ou mexendo em equipamentos do veículo.
Fotos: Divulgação