Banco Central reduziu a taxa básica de juros
BRASÍLIA (Reuters) – O Banco Central reduziu a taxa básica de juros em 1 ponto percentual nesta quarta-feira, a 10,25 por cento ao ano, e já indicou que deve optar por uma redução mais moderada da Selic em sua próxima reunião em meio à intensa crise política.
BC opta por cautela e reduz Selic
“Em função do cenário básico e do atual balanço de riscos, o Copom entende que uma redução moderada do ritmo de flexibilização monetária em relação ao ritmo adotado hoje deve se mostrar adequada em sua próxima reunião”, informou o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC em comunicado.
Em pesquisa Reuters, a mediana das projeções apontava para redução de 1 ponto percentual da Selic agora.
O documento
No documento, o BC também reduziu a projeção de inflação pelo cenário de mercado a 4,0 por cento em 2017, sobre 4,1 por cento na reunião anterior. Para 2018, por outro lado, a estimativa subiu levemente a 4,6 por cento, contra 4,5 por cento antes.
Antes das delações de executivos da JBS virem à tona e colocarem em xeque o governo do presidente Michel Temer, boa parte dos agentes econômicos apostava que o BC aceleraria o passo e cortaria os juros em 1,25 ponto nesta reunião diante da evolução favorável da inflação e da fraqueza na atividade econômica.