O que é uma tela TFT e quais as suas vantagens?

Correio Técnico: as dúvidas dos leitores respondidas pela QUATRO RODAS

642
Tela TFT no “Virtual Cockpit” da Audi: alta definição (divulgação/Audi)
Tela TFT no “Virtual Cockpit” da Audi: alta definição (divulgação/Audi)

O que é uma tela de TFT? – José Antônio Camargo, Manaus (AM).

Como explica Fabio Favari, diretor de engenharia da Pósitron, o TFT (Thin Film Transistor ou Transistor de Película Fina) na verdade é um tipo de LCD (display de cristal líquido) cujos pixels ou pontos são controlados (cor, brilho e nitidez) individualmente.

No LCD, existem cristais líquidos cuja estrutura molecular é alterada quando recebem determinada corrente elétrica. O controle da qualidade da imagem é feito por linhas e colunas que controlam a corrente elétrica, impedindo a passagem da luz fixa existente atrás de todo LCD (a chamada backlight).

Esse tipo de display ainda é utilizado em computadores de bordo mais simples, geralmente monocromáticos, e em relógios de pulso.

No TFT, cada ponto é composto por três células (vermelho, verde e azul) e elas contam com iluminação traseira por lâmpadas especiais (ou leds, nas mais tradicionais), que controlam a intensidade da passagem da luz indivi­dualmente, para formar a cor ou o brilho desejados em cada pixel.

Em relação às telas tradicionais, a TFT tem melhor qualidade de imagem e também não deixa os rastros e sombras que ocorrem em mudanças muito rápidas. Mas também é mais cara.