Óleo de motor – ILSAC
Óleo de motor – O American Petroleum Institute (API) aprovou formalmente novos padrões para óleos de motor a gasolina: ILSAC GF-7A, GF-7B e API SQ. Essas especificações avançadas visam melhorar a eficiência de combustível, a proteção do motor e a redução de emissões, alinhando-se com as demandas de veículos modernos e requisitos regulatórios.
Os novos padrões entrarão em vigor em 31 de março de 2025, sob o Sistema de Licenciamento e Certificação de Óleo de Motor (EOLCS) do API. Os óleos certificados pela ILSAC GF-7A exibirão a Marca de Certificação API “Starburst”, enquanto os óleos GF-7B terão o “Shield” do API para orientar o uso adequado em aplicações recomendadas.
Projetado para veículos do ano modelo 2026 e posteriores, a ILSAC GF-7 oferece opções de viscosidade ultrabaixa como SAE 0W-8 e SAE 0W-12, atendendo a designs avançados de motor. O API SQ oferece padrões de desempenho complementares, incluindo óleos que possuem ou não características de conservação de energia.
“A API tem trabalhado diligentemente com a ILSAC e as partes interessadas da indústria para desenvolver novos óleos para atender às necessidades das tecnologias de motores atuais e futuras para cumprir com as regulamentações futuras”, disse Bill O’Ryan, gerente sênior – EOLCS/DEF com a API. “O comitê se alinhou com esses óleos de próxima geração que ajudarão a fornecer melhor eficiência de combustível, proteção do motor e emissões reduzidas.”
O API continua seu papel como líder em padrões de energia, representando mais de 600 membros e promovendo práticas sustentáveis e seguras da indústria desde 1919.